“Se comer doce o bichinho da cárie pega, se não escovar ele come!”


O povo brasileiro tem uma leveza poética ao descrever um desaire, e algures um dentista abreviou a causa principal das cavidades dentárias. Torna-se cada vez mais persistente a existência de problemas dentários associados à tenra idade, sendo frequente surgirem crianças com 3\4 anos com dentes “estragados” que se caracteriza por alteração da cor dos dentes ou dentes partidos com cor escurecida. Antigamente considerava-se que a higiene oral era só pertinente na dentição permanente, visto que os dentes temporários- de leite- iriam ser substituídos pelos definitivos entre os 7 e os 12 anos. E mimar a criança com doces, ou alimentos açucarados era uma forma de cativar a sua atenção, descurando a importância de manter uma boa higiene oral. Ainda é frequente dar o biberão de leite ao deitar par facilitar o sono, o que promove o aparecimento de bactérias na cavidade oral e pode desenvolver cáries devido acumulo de alimentos açucarados nos dentes… Escusado será deduzir, que ao biberão de leite é quase sempre adicionado chocolate, mel para tornar mais apetecível ao petiz irritável que na sua fase birrenta acha que dormir é para tolos! Só quem não cuidou de garotos é que desconhece a sua teimosia noturna… E nós adultos cingidos pelas rotinas, acabamos por ceder!
Mas os dentes de leite cariados se não forem tratados, vão prejudicar os dentes definitivos por estarem em contato com a provável infeção no canal onde esteve o dente de leite. Mesmo que este caía, a infeção permanece no local existindo uma grande probabilidade de o dente definitivo “nascer” já com cárie!
Durante as consultas de Saúde Infantil, são introduzidos ensinos acerca da higiene oral desde os 6 meses. Quase sempre são valorizados estes ensinos com intuito de alivio da dor durante a erupção dos dentes, no entanto a escovagem após a presença dos mesmos é tão ou mais necessária para prevenção da dor provocada pelos problemas dentários, especialmente após ingestão de alimentos adocicados. As bactérias, beneficiam do açúcar para criar um ácido que destrói o esmalte do dente e só com a escovagem a sua atividade será reduzida.
Questione durante as consultas na sua USF\UCSP se já existe um dentista a pertencer à unidade, porque pode ter direito a usufruir dos serviços para o seu filho\a. Fazendo uma variante do “Vão-se os anéis, ficam os dedos”, o preferível é ficar com os dentes e livrar-se das cáries, evitando os custos avultados, especialmente nos tempos que vivemos!