EDITORIAL Nº 812 – 15/12/2021

Natal- a grande Festa da Família
O Natal é a festa maior do Cristianismo.
Comemora o nascimento de Jesus de Nazaré, dia santificado cristão, uma festa que se vem celebrando ao longo de muitos séculos.
O Natal é a grande festa da Família. Simbolo de paz, de fraternidade, do amor e dos verdadeiros valores da Família.
Os valores da Família são o sustentáculo que a mantem dentro da ética e da moral.
A Família e os seus valores que a promovem como uma instituição e que se transmitem para as gerações futuras. A Família é Sagrada!
Jesus Cristo também teve uma Família. E esta está bem presente no Presépio.
O Presépio representa a Família de Jesus Cristo, na sua humildade. A sua criação nasceu em 1223 quando São Francisco de Assis ( nome que o actual Papa adoptou) quis comemorar o Natal de uma forma realista e com autorização do Papa da altura, montou um Presépio de palha, uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria, de São José, um boi, um jumento e outros animais e celebrou a Missa de Natal.
Estava criada a tradição do Presépio. Foi tão grande o sucesso que rapidamente se estendeu por toda a Itália e posteriormente pelo mundo católico.
O Presépio é o único símbolo do Natal de Jesus verdadeiramente inspirado nos Evangelhos.
Hoje o Natal é uma festa que inspira a sociedade, que ultrapassa a verdadeira mística cristã e trás o convívio, a alegria, a iluminação às ruas, ao comércio, às casas e às àrvores com as chamadas “ luzes de Natal”.
O Natal é o delírio das crianças, ansiosas pelos presentes. Estas vivem num mundo da imaginação, de sonhos e de fantasia. E acreditam que vão ter os presentes desejados, vindos de longe e sentem-se felizes.
As Famílias reunem-se, confraternizam, e extravasam a sua alegria de poderem estar juntas.
A Ceia de Natal, designada por “Consoada” é um momento único, tudo é bom, tudo nos sabe bem. Porque “Consoada” quer dizer consolar, reconfortar o corpo e a alma!
Mas, Natal é também um tempo de recordações, de saudade pelos que partiram e pelos ausentes, longe, que não puderam vir.
Natal tempo de partilha, de olhar para os que mais precisam e sofrem.
Tempo também para desejar a todos os mais ardentes votos de Feliz Natal, Festas Felizes, Muita Saúde e muita Esperança para o Futuro com a Graça de Deus.
Deus é Grande! A sua Grandeza não pode ser medida, porque é infinita!