CÂMARA MUNICIPAL DE MANGUALDE APROVA ORÇAMENTO PARA 2022


Na reunião de câmara ordinária realizada na manhã do passado dia 16 de dezembro 2021, o Município de Mangualde aprovou o orçamento para 2022, com os votos contra da coligação PSD-CDS. O orçamento base é um dos maiores dos últimos anos, no valor global de 34.014.441 euros.
As grandes opções do plano assentam num investimento previsto no valor de 18.595.260 euros, sendo que as prioridades de investimento enquadram-se no atual quadro comunitário, na estratégia do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e na estratégia do Portugal 20/30.
Os eixos estratégicos prioritários assentam na inovação, na sustentabilidade dos recursos, na coesão social e na qualidade de vida dos mangualdenses. O orçamento da Câmara Municipal de Mangualde pretende, de forma integrada, dar resposta à pandemia de COVID-19, à emergência energética, à emergência climática e à transição digital do concelho.
O orçamento e as suas grandes opções são documentos projetados com planeamento e visão estratégica, que procuram o exercício de boas práticas de gestão autárquica como o rigor e o equilíbrio orçamental, mantendo desta forma políticas de controlo do endividamento, assunção de novas competências e responsabilidades no âmbito do processo de descentralização para as autarquias e reforço da qualidade de vida de todos os mangualdenses.
REDUÇÃO DO IMI PARA O ANO DE 2022
Na mesma reunião de câmara, o executivo da autarquia aprovou a redução do IMI. A proposta do executivo, aprovada por maioria, contempla a redução do IMI de 0,34% para 0,32%.
Foram também aprovadas as propostas do executivo sobre os restantes impostos e taxas que se mantêm inalteradas.
Para o presidente da autarquia, Marco Almeida, “a redução do IMI foi um compromisso que assumi com os mangualdenses e que faço intenções de cumprir reduzindo para o ano de 2022 de 0,34% para 0,32%.”
“Esta redução do IMI significa que os mangualdenses vão pagar menos 200 mil euros de IMI já no próximo ano e com isto pretendemos aliviar a carga dos impostos sem colocar em causa o equilíbrio financeiro da autarquia.”
EXECUTIVO PRETENDE REDUZIR O IMI PARA A TAXA MINÍMA ATÉ 2023
Para o edil mangualdenses “a redução do IMI está em linha com o compromisso de querermos reduzir o IMI para a sua taxa mínima em 2023, ou seja, 0,30%. Esta redução é uma redução que se quer fazer financeiramente sustentável e que será executada com responsabilidade e disciplina orçamental para que, além de reduzirmos os impostos aos mangualdenses possamos continuar a dar a resposta necessária às necessidades da nossa comunidade, do nosso concelho.”