CONSULTÓRIO

FADIGA DE INVERNO - O QUE FAZER PARA A EVITAR?
Com a entrada da estação fria é natural sentir-se uma fadiga que se vai acentuando semana após semana. É a dificuldade ao levantar da cama, ou em se concentrar no trabalho, a sensação de que se está doente com alteração do humor. É a chamada fadiga invernal!
O que fazer para a contrariar?
Conservar uma alimentação equilibrada
Os frutos e os legumes, próprios desta época, permitem fazer o pleno em vitaminas: laranjas, clementinas, maçãs, peras, kiwis. As sopas, que reconfortam e aquecem, fornecem ao organismo fibras e água para a manutenção de uma boa hidratação.
Atenção: o álcool e as refeições ricas em calorias podem dar a sensação de calor, mas em nada ajudam na luta contra o frio!
Mantenha o seu ritmo de vida
Para ter um sono recuperador é importante ter horários regulares de deitar e de levantar. Mesmo durante o fim-de-semana evite ficar na cama durante a manhã: as horas de levantar e de deitar não devem variar mais do que uma hora em relação às da semana de trabalho, pois corre-se o risco de alterar o relógio biológico.
Além disso convém evitar as refeições muito copiosas e fontes de luz intensas antes de ir para a cama. Com efeito, a falta de luminosidade durante os dias sombrios não permite ao organismo fazer a diferença franca entre o dia e a noite, donde as dificuldades em adormecer.
É preciso mexer
Evite ficar quieto, enrolado numa manta no sofá, a ver televisão, ou a gozar do calor da lareira, pensando que está a economizar energia.
É importante que mantenha uma actividade física regular por variadas razões. Em primeiro lugar para que o organismo continue a produzir as endorfinas, como a dopamina. Além disso, o exercício físico estimula as defesas imunitárias e a resistência do organismo às variações da temperatura exterior. Sem esquecer a acção benéfica do sono.
Sair sempre que aparecer o sol
Numa perspectiva de lutar contra a fadiga, a exposição à luz solar é tão importante para o organismo como para a moral. A luz do sol ajuda a sincronizar o ritmo biológico. Uma exposição matinal ao sol favorece a secreção, para o fim do dia, da hormona do adormecimento, a melatonina. A serotonina, responsável pela regulação do humor, é estimulada pela exposição ao sol.
A exposição diária, durante 10 minutos, dos braços e pernas ao sol é suficiente para que o organismo possa sintetizar a quantidade necessária de vitamina D, importantíssima no crescimento e na mineralização dos ossos.
Prepare a casa para o Inverno
Com o Inverno, passa-se mais tempo em casa que durante o Verão. Então, para evitar que os micróbios e outros tóxicos invadam o interior, torna-se importante arejar a casa todos os dias, pelo menos durante 10 minutos. Ainda mais agora, com esta pandemia que nos assola!
Também é importante não aquecer em demasia os quartos. Acima dos 19 ºC o tempo para adormecer pode prolongar-se e o ar pode ficar mais seco, o que leva a secura das mucosas do nariz, da garganta, dos olhos e, também, da pele.
Lute contra as doenças de Inverno
Nada mais fatigante que uma gripe a meio do Inverno, que nos leva à cama e “amolece” o corpo durante algumas semanas. Para além da vacinação contra a gripe, a pneumonia e outras infecções respiratórias, a maior exigência em medidas de higiene e prevenção é muito importante, como o lavar as mãos. As mãos constituem um meio de transmissão não só de vírus respiratórios mas também dos da gastroenterite. Claro que, neste tempo de pandemia, o uso da máscara e as restantes recomendações da Direcção Geral da Saúde são para serem cumpridas!
Pare de fumar
Todas as ocasiões são boas para parar de fumar! O Inverno particularmente, para não ter que sair ao frio e à chuva para fumar um cigarro e correr o risco de uma constipação. Além do mais, o tabaco é um irritante das vias respiratórias capaz de agravar algumas doenças e atrasar a sua cura, em particular as bronquites.
Se, no fim disto tudo, a fadiga persiste ou se agrava chegou a altura de consultar um médico para procurar outras causas para essa fadiga!