Milhares de pessoas celebraRAm a tradição do Carnaval em Quintela de Azurara A FOGUEIRA, AS PAPAS DE MILHO, A SACADA E O ENTERRO DO ENTRUDO FORAM OS PONTOS ALTOS DAS FESTAS DE CARNAVAL


A freguesia de Quintela de Azurara, em Mangualde, voltou a fazer jus aos seus costumes ancestrais de Carnaval com momentos que nos transportam às suas tradições seculares. A Fogueira, as Papas de Milho, a Sacada e o Enterro do Entrudo foram os pontos altos das festividades que, ao longo de vários dias, animaram as ruas daquela localidade.
Milhares de pessoas participaram nesta iniciativa que encerra o ciclo festivo de Inverno e que tem passado de geração em geração. Nos últimos anos tem crescido muito em termos de público, pelas caraterísticas intrínsecas que possui. É um Entrudo português e popular, onde se misturam as tradições do passado com as sonoridades do presente. E essa ligação é feita pelas concertinas, grupos de bombos, cavaquinhos ou instrumentos de metais.
De 27 de fevereiro a 1 de março foram vários os momentos que marcaram as festividades: Iniciaram-se as atividades com a Caminhada pelos «Trilhos de Ludares» e o Baile de Máscaras com a BANDA REPÚBLIKA. Na segunda-feira contámos com a Fogueira, o Passeio Noturno de BTT e muita animação de rua com “Os Fanfarrões dos Bombeiros”, o Grupo de Concertinas de Mangualde, a Escola de Música «A Pauta» de Vila Nova de Oliveirinha e o Grupo de Concertinas do Dão. Ao mesmo tempo degustaram-se as tradicionais “Papas de Milho” que arrastaram uma multidão até à Freguesia. Na terça-feira houve arte circense para gáudio dos adultos, mas sobretudo das crianças, mais animação de rua com o Grupo de Cavaquinhos de Ferreirim e os Funk You Brass Band.  A “Sacada” e o “Enterro do Entrudo” fecharam as festividades.
Regressará nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro de 2023!