CONSULTÓRIO

A PELE!
A pele é o tecido mais pesado e mais extenso do nosso corpo.
Sabia que não existe um único tipo de pele?
Na verdade, não existe uma pele específica para as mulheres ou uma pele para os homens, mas as peles podem ser mais espessas numas pessoas que noutras, ou mais gordurosas, ou mistas, ou mais frágeis, ou eritematosas, etc… embora, habitualmente, as peles masculinas sejam mais espessas e mais resistentes do que as das mulheres.
Por isso, mulheres e homens, devem cuidar da sua pele, de acordo com as características específicas e eventuais carências de cada pele.
Como melhorar a pele?
Dois conselhos muito importantes: limpar e hidratar.
Assim, para além de uma higiene cuidada, com produtos que não sejam agressivos, com o pH adequado, a hidratação da pele é fundamental e deve ser feita regular e quotidianamente.
Mas, para a manter de boa saúde da pele, não basta contar unicamente com os produtos cosméticos: uma boa higiene de vida (por exemplo, uma boa hidratação) tem, neste caso, um papel primordial ao evitar os três grandes inimigos da pele: o tabaco, o álcool e o sol.
As especificidades de cada pele
A pele dos homens é mais espessa e, portanto, mais resistente. Mas, por ser mais vascularizada, ela produz mais sebo, daí ser uma pele mais gordurosa do que a das mulheres e mais sujeita ao aparecimento de botões e pontos negros (os comedões).
O envelhecimento cutâneo é igualmente diferente segundo os sexos. No homem, as rugas aparecem mais tardiamente e são mais profundas, ao passo que, nas mulheres, as rugas são menos vincadas, fruto da menor espessura da pele.
No homem, o barbear constitui uma agressão quotidiana à pele mais delicada da face, o que favorece o aparecimento de pelos encravados e de pontos negros. Além disso, ao destruir a camada hidrolipídica, composta de sebo e de suor, priva a pele de uma barreira protectora, tornando-se mais frágil.
A pele irrita-se mais facilmente ao frio, principalmente quando é lavada com sabão (ou produtos mais alcalinos), em casos de stress e de fadiga. Desidrata-se e perde em resistência e tonicidade.
Na prática
O uso de produtos cosméticos adaptados a cada problema de pele deve ser incentivado, principalmente aqueles que favoreçam a hidratação, os que tenham uma acção protectora da camada hidrolipídica e os que exerçam protecção contra os raios ultra-violetas.
E os homens não esqueçam que o uso de um bom produto para aplicar na pele, após o barbear, é muito importante.
Sobretudo não esquecer
Não esquecer, nunca, o papel agressivo do sol, quando em exposição excessiva, em particular o sol na cabeça – os homens têm tendência para a calvíce – o que é favorecedor do cancro da pele.
Não esquecer, nunca, que a pele deve ser bem hidratada e é a água e não o álcool que consegue este desiderato. O álcool, pelo contrário, é um elemento favorecedor da desidratação.
Não esquecer, nunca, que o tabaco favorece o envelhecimento precoce da pele e que o simples acto de deixar de fumar pode levar a uma auto-regeneração da mesma ao fim de poucos dias.