O Mundo à beira de uma guerra


A Rússia ao invadir a Ucrânia colocou a Europa e o Mundo à beira de uma guerra.
Putin, ditador russo, tornou-se um perigo para todo o Mundo. A guerra tem aumentado e as negociações não têm servido para nada.
E a Rússia, que é o lobo agressor, toma as veste do cordeiro. O ministro dos negócios estrangeiros russo, Sergei Lavrov tem a petulância de afirmar: - “Não estamos a planear atacar outros países; nós nem sequer atacamos a Ucrânia”. É o cúmulo do descaramento e da mentira.
Enquanto a morte, a dor e a fome avançam, a Rússia tem uma narrativa abusando da mentira: - “Isto é uma operação cirúrgica de desnazificação para devolver a liberdade à Ucrânia».
O bombardeamento de vários hospitais e a maternidade de Mariupol, com mortes, incluindo uma criança e dezenas de feridos, para a Rússia, não passa de uma “encenação” da Ucrânia. E acrescenta:- “O edifício estava a ser utilizado por militares”. Mais uma grande mentira.
A provocação continua atingindo tudo e todos, acusando os meios de comunicação ocidentais de apresentarem apenas o ponto de vista Ucraniano e os Estados Unidos de dirigiram uma ‘russofobia’ em todo o Ocidente.
A Russia vai acrescentando uma ameaça aos países que apoiam a Ucrânia:- “esses países correm sérios riscos de problemas na aviação civil e outros meios de transporte, dentro e fora da Europa”. Uma ameaça descarada!
A China, pela proximidade e pelas relações que tem com a Rússia, pode e deve ser o grande mediador do conflito. As posições dúbias, ambíguas, sem urgência, fazem parte do jogo, sendo esta guerra uma oportunidade para catapultar a China em meia dúzia de anos a ocupar a liderança mundial, o que representa outro grande perigo para a estabilidade do Mundo.
Os Estados Unidos colocam sistemas de mísseis na Polónia, para defesa de cada centímetro dos países pertencentes à Nato.
Entretanto as sansões impostas à Rússia têm levado à desvalorização da sua moeda, o rublo e a uma recessão económica como nunca se vira. Mas, isto é também perigoso, pois o inimigo, quando se vê encostado à parede, sem saída, pode usar todas as armas que tem. A Rússia é a primeira potência nuclear do Mundo!
É necessário lucidez para que esta guerra não termine numa linha quimica ou nuclear, com impacto em todo o Mundo.
Na Ucrânia já vai faltando a comida e os medicamentos nas cidades atacadas. A Capital Kiev está a ficar destruída e deserta.
Esta guerra desencadeou um sentimento de solidariedade para com o povo Ucraniano e um movimento massivo de ajuda humanitária de vários países, incluindo Portugal, que desde e envio de alimentos, medicamentos, vestuário, viaturas de socorro, entre tantas outras coisas, tem também contribuido para acolher os refugiados que escolhem o extremo Ocidental da Europa para fugir à Guerra.