Mangualde Promove o seu Património

O Concelho de Mangualde é um território com uma longa história, cheio de vestígios da presença humana que ultrapassam os 6.000 anos.
Acresce ao seu acervo patrimonial, tradições e costumes, uma forte agenda cultural que procura dar a conhecer todo este espólio, toda esta riqueza.
No passado dia 27 de Março, Domingo, o Município de Mangualde promoveu um “Dia Aberto”, com inscrições gratuitas, para que fossem visitados, o Palácio de Anadia, a Igreja da Misericórdia e a Ermida da Senhora do Castelo.
O número de interessados nesta visita, rapidamente se esgotou reunindo cerca de 70 participantes.
O Palácio de Anadia é o único em toda a Região da Beira Alta. De construção barroca remonta ao Sec. XVI e é um dos mais importantes exemplos da Arquitectura Senhorial Setecentista.
A Igreja da Misericórdia, classificada como Monumento Público, foi mandada construir pelos Senhores do Palácio de Anadia, no Sec. XVIII e é uma obra de relevo no Concelho e Região com a sua Capela-Mór e o Retábulo Joanino.
A Igreja da Senhora do Castelo, também mandada construir pelos Senhores de Anadia no Sec. XIX, no alto do Monte com o mesmo nome é um Monumento de Interesse Público constituído pela Igreja, Escadório e Capelas anexas, barrocas, estas construídas no Sec. XVII.
A Cultura é a Civilização na sua dimensão colectiva e não é um parente pobre da Economia. Bem pelo contrário, pois é uma forte componente do desenvolvimento de um País, de uma Região, base do seu crescimento.
A riqueza da nossa Cultura está no Património Construído e no Património Imaterial.
Quer um, quer outro precisam de ser estudados, preservados e divulgados.
E é isso que a Câmara Municipal de Mangualde está a fazer e muito bem.