I Mostra de Emprego, Formação e Educação


Das 9H30 às 17H00 do passado dia 7, teve lugar no Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado em Mangualde, a “I Mostra de Emprego, Formação e Educação” a decorrer no concelho, num evento organizado pelo Município de Mangualde em conjunto com a equipa do CLDS4G Mangualde.

Com entrada livre, esta mostra pretendeu acima de tudo divulgar as ofertas de emprego e medidas de apoio ao investimento existentes na região, assim como, as ofertas formativas disponíveis no ensino secundário, profissional e superior.
Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, durante a visita, salientou que para o desenvolvimento do território é necessário disponibilizar boas ofertas - «É este o caminho que nós temos que fazer, trabalhar com o ensino profissional que temos no concelho, sendo também importante que os nossos alunos tenham conhecimento dos vários tipos de ofertas que têm à sua disposição nos territórios à sua volta».
O Presidente do Município de Mangualde destacou ainda a importância desta iniciativa: «Esta ação desenvolvida pela CLDS4G Mangualde em parceria com o Município e com outros parceiros, como o Agrupamento de Escolas de Mangualde, é um grande exemplo de como devem ser dadas respostas aos novos desafios de território, que têm que ter à sua disposição um conjunto de áreas que poderão ser desenvolvidas e trabalhadas para o caminho da inovação, da tecnológica, da aposta no setor primário, na logística, na mecatrónica, já com grandes exemplos no Concelho de Mangualde». Marco Almeida dirigiu ainda uma mensagem aos jovens Mangualdenses: “Nós precisamos dos jovens, são parte fundamental para o desenvolvimento do nosso concelho, e, por isso, estamos a mostrar e demonstrar que há um conjunto de oportunidades que podem e devem seguir, mas é fundamental que quando tiverem que optar por onde investir, onde trabalhar e onde viver, que se lembrem da sua Terra Natal, porque nós gostamos muito de os receber e de os ter cá”.
Maria José Tenreiro, coordenadora do CLDS4G referiu ao nosso jornal que “Outra coisa que é importante, é que, por vezes, não conseguimos abarcar todos os jovens, mas quando conseguimos trazer famílias a informação acaba por ser replicada, ser passada e isso, nós já tivemos oportunidade de ver aqui. Famílias que vieram buscar informações para transmitir aos seus jovens.”
O agendamento de visitas com o Agrupamento de Escolas, bem como a presença do Exército com uma das suas viaturas, que causa sempre alguma curiosidade, ajudou a chamar a atenção e contribuiu bastante para o sucesso da mostra que, Maria José Tenreiro, pretende replicar no próximo ano.
A finalizar, a coordenadora do CLDS, deixa a seguinte mensagem “Eu tenho uma máxima. O lugar dos jovens é nos bancos escolares, portanto, tudo quanto possamos fazer para que continuem os estudos e não os interrompam para saltarem precocemente para o mercado de trabalho é otimo”. 
Foram um total de 22 stands que estiveram presentes e apresentaram as mais variadas ofertas formativas e de emprego para os jovens.