MANGUALDE RECEBEU OS SÍMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE LISBOA 2023


“Tal como Cristo andou de aldeia em aldeia… pelo seu próprio caminhar, agora, 2 mil anos depois continua a andar, mas desta vez com a ajuda de tantas e tantos que se tornam os seus braços, as suas pernas e os seus pés que são a materialização do Seu Amor por nós, patente em cada sorriso!”
Pe. Paulo Domingos
Na manhã do passado dia 23 de abril, foram recebidos no largo Dr. Couto os símbolos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Os símbolos, em peregrinação pelo Arciprestado da Beira Alta, chegaram a Mangualde, vindos de Nelas e partiram depois para Penalva do Castelo.
Em Mangualde, os Párocos Pe. Nuno Azevedo, Pe. Paulo Domingos e Pe. António José Clementino, em conjunto com Escuteiros, Guias, Professores de EMREC e alunos, Grupos de jovens e Paróquias do concelho, estiveram presentes para acolher os símbolos da JMJ.
Após a receção, os símbolos foram transportados para o átrio do Complexo Paroquial onde, os participantes se conheceram melhor e retemperaram forças para durante a tarde realizarem a peregrinação dos símbolos pela cidade com 18 estações representativas das 18 Paróquias do Concelho de Mangualde. De salientar que, além das 18 estações, realizaram-se duas paragens em particular, à porta dos Lares de Mangualde, para que também os “jovens de mais idade” pudessem assistir a tão bonita manifestação de fé.
Ao fim da tarde, pelas 18h, foi celebrada a Eucaristia e após o jantar, pelas 20h30 teve lugar a Oração com cânticos de Taizé, onde também marcou presença, D. António Luciano, Bispo de Viseu.
No dia 25 à tarde, os símbolos ainda regressaram a Mangualde. Pelas 14H30 teve lugar uma Via Lucis e um Concerto com a Banda da Paróquia (Vencedores do Hino JMJ)

A CRUZ
A cruz peregrina é de madeira e tem 3,8 metros de altura. Foi construída a propósito do Ano Santo em 1983 e confiada por João Paulo II aos jovens em Domingo de Ramos de 1984. Desde essa data, a Cruz já percorreu os cinco continentes e quase 90 países.

ÍCONE DE NOSSA SENHORA SALUS POPULI ROMANI
Em 2000, ainda o Papa João Paulo II, introduziu o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços.
Este ícone tem 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura. O seu original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Antes e depois de cada viagem apostólica, o Papa Francisco, visita o ícone onde reza e deixa um ramo de flores.