CONSULTÓRIO

CABELOS SECOS - AS CAUSAS E AS SOLUÇÕES
A existência de cabelos secos – quebradiços e baços – pode ser, apenas a consequência, muitas vezes, de maus tratamentos.
Para reencontrar uma cabeleira de boa saúde, deve ser feita uma escolha judiciosa dos produtos que deve usar e do modo como trata os seus cabelos.
Cabelos secos: uma natureza ou uma consequência?
O cabelo seco reconhece-se pelo seu aspecto baço e o seu toque áspero. Frágil, parte-se facilmente, com as pontas a ficarem rapidamente espigadas.
Esta secura capilar pode ser constitucional e devida a uma insuficiência de secreções sebáceas. No entanto, na maioria dos casos, o cabelo torna-se seco na sequência de gestos e tratamentos mal-adaptados, irritantes ou muito frequentes.
Em causa estão, principalmente, os champôs decapantes, os descolorantes ou as pinturas repetidas, a secagem com ar muito quente, o sal marinho, a água clorada das piscinas, etc.
Por vezes, igualmente, uma cabeleira seca testemunha uma alteração do estado geral, seja de uma doença, ou de uma carência, principalmente em ferro. Se isso acontece, se os cabelos se tornam anormalmente secos, não deve hesitar a consultar um médico que poderá remediar às eventuais causas, subjacentes ao problema.
Gestos e produtos adequados
Em todos os casos é preciso ter em atenção e banir ou limitar os gestos agressivos e, por outro lado, usar produtos adequados para melhor cuidar dos cabelos e lhes dar brilho.
A lavagem dos cabelos secos deve fazer-se ao ritmo de uma vez por semana, não mais, com a ajuda de um champô doce (à base de tensioactivos não iónicos).
Devem seleccionar-se produtos específicos para cabelos secos, ricos em vitaminas, elementos nutritivos, ceramidas, óleos e ácidos gordos essenciais.
De um modo geral, deve-se desconfiar dos champôs que fazem muita espuma: contêm, muitas vezes, agentes decapantes.
Depois de lavar o cabelo com champô deve fazer um tratamento com uma máscara capilar à base óleo de palma ou manteiga de “karité”, durante uns cinco a quinze minutos, de acordo com o tempo que dispõe.
Depois, deve sempre, passar por água.
Finalmente deve cobrir a cabeça com uma toalha quente e húmida de modo a permitir a entrada dos produtos activos nos cabelos.
Os cabelos devem secar ao ar ou com um secador na temperatura o mais baixo possível.
Cuidados no penteado
Ao pentearem-se os cabelos secos devem evitar-se produtos agressivos, sobretudo os que contenham álcool (que pode estar sob a forma de gel), o qual dissolve os ácidos gordos e seca, ainda mais, o cabelo.
Devem preferir-se produtos à base de espuma, a seleccionar dentre os especialmente concebidos para os cabelos secos.
Devem evitar-se, ao máximo, as colorações frequentes, assim como as permanentes e os “brushings” muito repetidos.
Por fim convém não esquecer que uma alimentação equilibrada é essencial para uma cabeleira bonita e saudável.
Também é aconselhado não fumar para manter os cabelos bonitos e com bom cheiro.