COMUNIDADE INTERMUNICIPAL VISEU DÃO LAFÕES APRESENTA “PROGRAMAÇÃO 2022”


QUE ENGLOBA A CELEBRAÇÃO DOS 25 ANOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DR. ALEXANDRE ALVES, EM MANGUALDE
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, da qual o Município de Mangualde faz parte, promoveu, no passado dia 5 de maio, a Sessão de Apresentação dos Volumes LXXVIII e LXXIX da Revista Beira Alta. A iniciativa, que teve lugar na Casa do Adro, em Viseu, contou com a apresentação da “Programação 2022”, que engloba a celebração dos 25 anos da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. Estiveram presentes Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Fernando Ruas, Presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e Fátima Eusébio, Diretora da Revista da Beira Alta.
Esta sessão, promovida pela CIM Viseu Dão Lafões, serviu de mote para a realização da conferência de imprensa de apresentação da “Programação 2022”: uma iniciativa que engloba as comemorações dos 80 anos da revista Beira Alta e o centenário do nascimento do Dr. Alexandre Alves, primeiro diretor da Revista Beira Alta, mas também, a celebração dos 25 anos da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.
Marco Almeida, Presidente do Município de Mangualde, salientou que «Hoje é um dia importante para toda esta região, porque estamos a valorizar pessoas que contribuíram para a promoção do nosso património. Além de apresentarmos dois novos números da Revista Beira Alta e celebrarmos os 80 anos desta publicação, conjugamos esta data com o centenário do Dr. Alexandre Alves que deixou uma marca muito forte em Mangualde. São momentos como este que nos permitem olhar com confiança para o futuro porque a cultura e o património, que assumem uma presença forte no nosso território, estão a ser preservadas».
A “Programação 2022” é desenvolvida numa parceira entre a revista Beira Alta, o Município de Mangualde, através da Biblioteca Municipal, e o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, e visa dar resposta para a realização de algumas iniciativas valorativas da atividade desenvolvida por estas entidades.
A iniciativa terminou com uma visita guiada à Exposição “Diálogos. Na beleza das obras contemplamos a beleza do criador”, patente no Museu da Misericórdia, localizado em Viseu.