Colocação de estrutura decorativa na rotunda de Ançada


Está finalmente terminada a estrutura decorativa da rotunda de Ançada. Trata-se de uma representação metálica da Ermida da Sra. Do Castelo.
O Jornal Renascimento procurou saber no início da obra, em Setembro de 2021, qual o seu significado e obteve explicações do anterior Presidente, Elísio Oliveira, ficando na expectativa da conclusão da obra.
Dificuldades de fornecimento de matéria prima e problemas com uma máquina atrasaram a colocação dos painéis laterais, que faziam parte do projeto inicial e que agora finalmente ficou concluída.
Obtivemos, na altura, as seguintes explicações :
“Sendo a estrada nacional 234 uma via com tanto movimento nos dois sentidos, à semelhança de outras terras, tem sentido colocar naquela “montra” o nosso “ex-libris”, a ermida Sra do Castelo.
Quem passa e vê pode ficar com a curiosidade e a vontade de procurar informação, de vir ver, de vir descobrir, de entrar na cidade .
Além da evocação e da sublimação da importância da ermida é também uma boa provocação para entrar na cidade.
Elísio Oliveira referiu também, na altura, que queria deixar um agradecimento público à empresa Azurmetal e aos seus administradores, Srs. José Henriques e sua esposa e a Marco Henriques, por terem feito esta obra sem qualquer compensação, a troco de nada, um puro ato de mecenato que importa registar.
(Aliás, o mesmo se passou, na mesma estrada, com o Boca de Sapo e o 2CV, sem custo para a Câmara e que eu próprio dinamizei e fiz acontecer, envolvendo várias empresas e as IP quando trabalhava na PSA. E outros exemplos poderia dar)
O desafio foi lançado à Azurmetal por ter todas as capacidades e competências para o efeito e por estar localizada na proximidade da rotunda.
Fundamental foi também a Direção Regional das Infraestruturas de Portugal (IP), que é a dona da rotunda e da EN234, com quem foi possível, de forma muito construtiva e cooperante obter-se a devida autorização e apoio para a sua colocação.