WORKSHOP “PAIS CONFIANTES, FAMÍLIAS FELIZES”


Em parceria, o Município de Mangualde, o CLDS 4G e a CPCJ de Mangualde vão promover o workshop “Pais confiantes, famílias felizes”, juntamente com a “Family Coaching”, no âmbito do mês da família, celebrado em maio. A iniciativa terá lugar no próximo dia 19 de maio, pelas 18h30, no auditório da Câmara Municipal de Mangualde.
O workshop “Pais confiantes, famílias felizes” possibilitará aos pais que participam no evento ter um primeiro contacto com o coaching parental, abordagem inovadora na área da parentalidade.
No decorrer deste encontro, que terá a duração de 1h30, os pais e mães serão convidados a refletir sobre o seu papel e sobre algumas questões com que se deparam no seu quotidiano. Esta iniciativa servirá, também, como oportunidade para os Pais valorizarem as imensas atividades que levam a cabo, e, ainda, avaliarem algumas das estratégias que utilizam na sua vida familiar e identificar áreas onde gostariam de efetuar mudanças.
A participação no workshop é gratuita, mas de inscrição obrigatória até ao dia 18 de maio, através do email sofia.vaz@cmmangualde.pt ou cpcj.mangualde@cnpdpcj.pt.
COACHING PARENTAL
O coaching parental é uma abordagem inovadora às questões da parentalidade, que se centra nos Pais como alvo da mudança a nível familiar, devolvendo-lhes uma responsabilidade que vem acompanhada de uma maior confiança e segurança no seu papel, uma vez que os Pais são um modelo preponderante junto dos filhos. Pais autoconfiantes transmitirão essa competência aos seus educandos. Esta metodologia tem como principais objetivos: permitir que cada pessoa se torne no pai ou mãe que deseja ser; reduzir os níveis de stress e aumentar a energia; encontrar estratégias que possibilitem um equilíbrio entre a vida familiar e a vida profissional; aumentar a autoconfiança relativamente ao papel de pai ou mãe; enfrentar, de forma positiva, os desafios que surgem no contexto familiar.