UMA DAS FORMAS PREVENIR UM AVC É FAZER EXERCÍCIO!

O exercício físico é fundamental para mantermos um percurso de vida saudável! Além de todas as vantagens, físicas, psíquicas e emocionais o exercício físico constitui, também, uma arma NA PREVENÇÃO DOS AVC (Acidentes Vasculares Cerebrais)
AVC discretos, mesmo invisíveis
Os AVC são ataques do cérebro: seja porque há uma artéria que entope, seja porque se rompe, e passa a haver uma zona do cérebro que deixa de ser correctamente irrigada pelo sangue. Essa zona do cérebro, ao deixar de funcionar, apresenta um conjunto de sintomas que são mais ou menos típicos:
Paralisia de uma metade (direita ou esquerda) ou parte do corpo.
Perda ou diminuição da sensibilidade de algumas partes do corpo.
Perturbações oculares (um olho que deixa de ver, ou fica a ver menos bem).
Alterações da linguagem (dificuldade em falar, repetição das mesmas palavras, etc.).
Dificuldade de entendimento e de expressão…
Contudo pode acontecer que um AVC não apresente nenhum desses sintomas e, por isso, não seja detectado.
Alguns doentes, no decurso de um exame cerebral, ficam a saber, com surpresa, que já tiveram um ou vários AVC no passado, embora nunca tivessem tido ou se tenham apercebido de quaisquer sintomas.
O problema é que estes AVC “silenciosos” têm, da mesma maneira, um impacto sobre a saúde: aumentam o risco de demências ou de o doente vir a sofrer de um novo AVC, mais grave, no futuro.
O desporto previne os AVC, mesmo invisíveis ou discretos
Num estudo feito sobre a influência do desporto nos AVC, foram avaliadas 1200 pessoas idosas, sem antecedentes de AVC.
Seis anos mais tarde essas pessoas foram novamente avaliadas e constatou-se o seguinte: 16% tinham pequenas lesões cerebrais indicadores de AVC silenciosos. Outra constatação: as pessoas que tinham uma actividade física moderada e regular tinham 40% menos de possibilidade de risco de apresentar essas lesões.
Ora, a actividade física protege também contra os “verdadeiros” AVC, o que faz ter boas razões para começar a praticar desporto.
Que desporto para se proteger dos AVC?
O estudo veio mostrar que o exercício físico moderado protege (aconselha-se a prática de, ao menos, duas horas e trinta minutos por semana), ao passo que o exercício ligeiro (menos que as tais duas horas e meia por semana) não é suficiente para proteger de eventuais AVC. Eis alguns exemplos de exercícios moderados:
Marcha rápida
Jardinagem e actividades caseiras enérgicas
Natação
Corrida a pé
Ciclismo
Ténis
Etc.
Em contrapartida, as actividades mais ligeiras, como a marcha, o bowling ou o golf não têm um efeito protector mensurável.
Isto não é, evidentemente, uma razão para renunciar. Mas é sempre bom para a saúde, fica e mental, exercer uma actividade física tónica.