UCC: mesma sigla, significados distintos


Aquando da extinção da Sub-regiões de Saúde, surgiram os Agrupamentos de Centro de Saúde (Aces), que compõem uma carteira de Unidades Funcionais (UF), sendo as mais difundidas as USF (Unidades de Saúde Familiares) e as UCSP (Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados), por manterem uma resposta semelhante aos antigos Centros de Saúde, ou seja, consultas individualizadas com acesso aos cuidados de saúde preventivos ou curativos. No entanto as UCC (Unidades de Cuidados à Comunidade), surgiram para dar resposta à necessidade de cuidados de saúde específicos às famílias e comunidade. É constituída por enfermeiros, assistentes sociais, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas da fala e outros profissionais, cujo objetivo é serem mais próximos da comunidade, quer a nível domiciliário quer a nível de preventivo através de programas para educação para a saúde (Saúde Escolar entre outros) quer a nível da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) com a equipa de domiciliária (ECCI- equipas de cuidados continuados integrados).
Já as UCC (Unidade de Cuidados Continuados Integrados) são conhecidas pela população em geral, como um internamento para indivíduos com alto grau de dependência devido a doença crónica ou com maior vulnerabilidade física, psíquica e social. É constituída por uma equipa multidisciplinar (enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares de ação médica, assistentes sociais, médicos entre outros), cujo a finalidade é manter ou recuperar a pessoa que detém um processo crónico ou agudo de doença,
É crucial que a população tenha conhecimento em diferenciar estas unidades, para melhor gestão dos recursos que dispõem nos cuidados de saúde primários da sua área de residência.
A título de curiosidade, as UCC (comunidade) são as principais protagonistas dos ganhos em saúde na comunidade onde estão inseridas, o resultado do seu desempenho. No fundo é ganhar anos de vida, apostando na qualidade de cuidados prestados, quer de forma preventiva ou paliativa. A equipa é multidisciplinar devido às várias áreas que envolve; desde inicio de vida com ações formativas para futuras mães a ações de sensibilização a adolescentes acerca de temáticas como os comportamentos aditivos a sexualidade. Sendo que a ECCI é a área que mais absorve a UCC devido ao envelhecimento populacional e consequente vulnerabilidade dos indivíduos à doença crónica.
Por vezes omisso, nos discursos inflamados dos atores políticos locais, as UCC (Comunidade) têm poucos recursos para as metas que tem de atingir. Talvez omisso por os coordenadores serem quase sempre enfermeiros; talvez omisso porque as apostas nos cuidados de saúde primários evitam muitos custos e previnem muitos lucros a certas indústrias!