GABINETE DE APOIO AO AGRICULTOR DE MANGUALDE FAZ DOZE ANOS


O Gabinete de Apoio ao Agricultor (GAA) da Câmara Municipal de Mangualde nasceu em 2010 e faz, por isso, 12 anos de atividade. Já prestou apoio a milhares de agricultores de todas as freguesias do concelho e dos concelhos limítrofes.
Marco Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mangualde, destaca o trabalho desenvolvido em prol deste sector, sublinhado que “iremos continuar a apostar neste trabalho de proximidade, em prol do desenvolvimento do território, reconhecendo a importância da produção local, designadamente o setor primário, que queremos continuar a potenciar e valorizar”.
Este serviço, que é prestado pela Câmara Municipal de Mangualde, traz benefícios aos agricultores, para além de ajudar a captar investimento para o concelho. Nos últimos cinco anos, o GAA teve um grande crescimento, passando de 560 candidaturas ao Pedido Único em 2017, para 800 candidaturas ao Pedido Único em 2022, tendo um crescimento de 30%, nestes cinco anos.
Para além do elevado número de candidaturas efetuadas ao Pedido Único, houve um grande crescimento, nomeadamente com milhares de atendimentos em sala de parcelário e centenas de guias de movimentação de animais. Com o reforço da equipa técnica, os serviços adquiriram novas aptidões, permitindo aos agricultores tratar de assuntos que implicaria a  deslocação para fora do concelho, nomeadamente visitas de campo com recurso a GPS e fotografia das propriedades agrícolas; SI-REAP (Regime de Exercício da Atividade Pecuária) – licenciamento de explorações pecuárias; SILIAMB (Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente) licenciamento/autorização de abertura de poços/furos, captações de águas superficiais para rega, rejeição de águas residuais; SIVV (Sistema de Informação da Vinha e do Vinho); Apoio e aconselhamento a candidaturas no âmbito do PDR2020; Reciclagem da formação de aplicadores de produtos fitofarmacêuticos (APF); etc.