CONSULTÓRIO

A MELANCIA
HÁ QUEM DIGA QUE FAZ BEM E HÁ QUEM DIGA QUE FAZ MAL!
Ambos têm razão!
Por um lado, a MELANCIA FAZ BEM!
A melancia é praticamente água! Aproximadamente 94% do peso de uma melancia é água! O que constitui uma óptima fonte de hidratação em pleno Verão. E, ainda por cima, esta água é pura, não está contaminada, tem sabor, é pobre em calorias e rica em vitaminas e sais minerais!
A quantidade calórica da melancia é tão pobre que, cada 100 gramas, apenas fornece 30 Kcal., aproximadamente. O que não tem nada a ver com as mesmas 100 gramas de um bolo ou de um doce de colher que podem chegar às 500 Kcal.
Os que têm problemas com as gorduras têm, na melancia, uma forte aliada pois este fruto não tem qualquer forma de gordura, quer saturada, quer não saturada!
Além da grande quantidade de água que possui, e do pouco valor calórico, a melancia é, também, uma fonte de magnésio e de potássio, o que faz dela um excelente diurético, regulando a pressão arterial e, consequentemente, a manutenção da saúde cardiovascular.
A melancia também possui bons níveis de vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio e ferro.
A colina – um precursor da acetilcolina - presente na melancia ajuda a atenuar as consequências das inflamações crónicas.
Costuma dizer-se que o tomate é muito rico em licopenos – um antioxidante poderoso que ajuda a combater o mau colesterol – mas a quantidade de licopenos presentes na melancia ultrapassa a quantidade presente no tomate. Além do seu efeito sobre o mau colesterol este poderoso antioxidante protege igualmente a pele e o cabelo do sol, ajuda a reduzir a pressão arterial nos hipertensos e previne o cancro, nomeadamente o cancro da próstata! Também, os licopenos, em conjunto com os carotenóides e a vitamina C, também presentes na melancia, são importantes agentes na protecção celular estando relacionados com a redução do risco de certos tipos de cancro, quando associados a uma alimentação equilibrada.
A sua quantidade de água e as fibras, presentes na composição da melancia, aumentam o bolo fecal ajudando na regularização do trânsito intestinal.
A melancia contém, também, um outro aminoácido – a citrulina – que ajuda a reduzir a dor muscular.
Por outro lado, A MELANCIA PODE FAZER MAL!
Mas, se a melancia tem tantos benefícios para a saúde, o seu consumo exagerado pode ter dois riscos. Um respeita à ingestão exagerada de licopeno: de facto, consumir licopeno a mais pode causar náusea, diarreia, indigestão e inchaço abdominal. O outro risco respeita os níveis de potássio no sangue: na verdade, as pessoas que têm potássio a mais no sangue – hipercalcemia – devem reduzir o consumo desta fruta pois os níveis de potássio podem disparar com consequente alteração do ritmo cardíaco – arritmia – e até mesmo perda do controlo dos músculos.
EM CONCLUSÃO!
Sendo um fruto de Verão, a melancia, para além do seu sabor suave e adocicado, tem imensas vantagens no seu consumo: hidrata – porque é muito rica em água -, não leva ao aumento de peso – porque é pobre em calorias, não tem gordura e a quantidade de açúcar é mínima, - melhora o trânsito intestinal – porque, para além da água, também tem fibras que ajudam na formação do bolo fecal -, regula o sistema cardiovascular – devido à presença do potássio e do magnésio -, protege a pele, os cabelos, regula o mau colesterol, previne o cancro, atenua as dores musculares – graças ao licopeno, aos carotenóides, à citrulina…
Mas como não há bela sem senão o consumo exagerado de melancia pode prejudicar o sistema cardiovascular - com arritmias ou perda do controlo muscular-, ou causar náuseas, diarreia ou inchaço abdominal!
No meio termo, como sempre, está a virtude!