APOSTA NA BIOTRITURAÇÃO


Considerando que a Câmara  Municipal vai construir um  Ecocentro em Mangualde, a coligação PSD/CDS, decidiu apresentar ao executivo camarário, em reunião da Assembleia Municipal, uma Recomendação tendo por base os seguintes factos :
-Atendendo a que as alterações climáticas e as ondas de calor são cada vez mais frequentes, é necessária uma alteração comportamental da população, com vista a reduzir a utilização do fogo na eliminação dos sobrantes agrícolas, florestais e de jardinagem. De acordo com estudos publicados,100Kg de sobrantes agrícolas emitem 158Kg de CO2, 10Kg de Monóxido de Carbono e 5Kg de compostos voláteis e, por isso, seria de todo o interesse a criação de um CENTRO DE BIOTRITURAÇÃO COMUNITÁRIO no Ecocentro de Mangualde. A BIOTRITURAÇÃO, é uma solução ecológica para reduzir os fogos rurais, na medida em que destrói os sobrantes florestais, agrícolas e de jardinagem. A ESTILHA posteriormente pode ser incorporada nos solos, como fertilizante natural, reaproveitada na compostagem ou transformada em “pelets”. Com esta ação de aproveitamento de sobrantes vegetais, conseguimos uma redução do uso do fogo e uma diminuição das emissões de CO2, tão prejudicial para o meio ambiente.
Para a realização desta Recomendação, a Câmara teria que adquirir 2 ou mais biotrituradoras, colocá-las gratuitamente ao serviço dos munícipes em parceria com as juntas de freguesia e realizar uma sensibilização da população em geral, através de ações de rua, em eventos locais, ações porta a porta, imprensa local e colocação em locais públicos de depósitos de recolha de resíduos agrícolas ou estabelecer circuitos de recolha. Só assim se conseguiria que a população percebesse a necessidade de reduzir as “queimas”. Todos somos responsáveis pelo planeta que habitamos e cada um de nós deve contribuir para esse objectivo.
Finda a nossa intervenção, convidámos todos os partidos representados na Assembleia Municipal a juntarem-se a nós de modo que a criação de um CENTRO DE BIOTRITURAÇÃO seja uma realidade tão breve quanto possível de forma a que possamos contribuir para um ambiente mais sustentável.
A Coligação PSD/CDS