CONSULTÓRIO

A ESCOVA DOS DENTES – um objecto de primeira necessidade que nem sempre é usado da forma mais correcta!
À primeira vista, as escovas de dentes, são importantes para a nossa saúde porque são responsáveis pela nossa higiene bucal. Mas, como não há bela sem senão, elas podem conter milhões de bactérias e tornarem-se em instrumentos capazes de prejudicar a saúde oral!
Seguem alguns conselhos para que elas vos sejam verdadeiramente úteis:
Mudar de escova de dentes com regularidade.
Arrumar correctamente a sua escova de dentes.
Escovar os dentes, de forma correcta, protege, também, a escova de dentes.
As bactérias e a nossa saúde buco-dentária.
Mudar de escova com regularidade
Aconselha-se, tradicionalmente, mudar de escova de dentes de três em três meses; mas este intervalo de tempo é um máximo absoluto. Nalgumas circunstâncias é aconselhado mudar de escova de dentes com mais frequência:
Quando se está doente.
Se o sistema imunitário está perturbado ou fragilizado.
Se a escova de dentes mostra sinais de desgaste (os pelos não estão mais direitos nem paralelos, por exemplo).
Arrumar correctamente a sua escova de dentes
Passar cuidadosamente por água a sua escova depois de ter lavado os dentes.
As escovas de dentes devem ser colocadas verticalmente, com a cabeça para o alto, e não dispostas horizontalmente sobre uma superfície, onde as bactérias se poderão multiplicar.
Evitar, também, os estojos ou as capas protectoras da cabeça das escovas de dentes, porque facilitam a multiplicação de bactérias. A humidade é amiga dos germes, por isso é importante que a sua escova possa secar completamente entre duas escovagens.
Na casa de banho devem afastar-se as escovas o mais possível da zona das águas, a fim de evitar salpicos, que impeçam que a secagem completa da cabeça da escova de dentes.
Escovar os dentes correctamente protege, também, a escova de dentes
Para diminuir a quantidade de bactérias nas escovas de dentes, pode-se utilizar o elixir de boca antibacteriano antes de se começar a escovagem dos dentes, assim como lavar e escovar correctamente a boca e os dentes, pelo menos duas vezes por dia. Com efeito, existindo menos bactérias na boca, menos irão existir na escova de dentes após a escovagem… É lógico!
As bactérias e a nossa saúde buco-dentária
As bactérias jogam um papel duplo na nossa saúde buco-dentária.
Elas são um inimigo porque a sua multiplicação excessiva leva ao desenvolvimento da placa dentária, às doenças das gengivas e a diversas infecções.
Mas isto não nos deve tornar paranóicos em questão de limpeza e higiene bucal e dentária: é que a nossa boca está preparada para contactar e conviver com numerosas bactérias, quando nos alimentamos e, ao mesmo tempo, está armada com numerosas defesas que impedem essas bactérias de nos fazerem muito mal.
E mesmo, muitas das bactérias existentes na nossa boca têm um importante papel na transformação dos restos dos alimentos, desdobrando-os, em subprodutos que não são tão agressivos para os dentes e as gengivas!