Próstata: sintomas que se escondem


Há certas áreas do corpo, que é difícil de descrever os sintomas associados. A zona uro genital é uma delas, e também é frequente considerar que problemas nessa zona, é mais habitual nas mulheres! De fato, há mais probabilidade de uma mulher ter infeções urinárias que um homem, mas a maioria das retenções urinárias, no qual têm que ser resolvidas por algaliação (inserção de um tubo até à bexiga), são nos homens. E, devo dizer que para além de constrangedor, introduzir um corpo estranho pela uretra não é uma experiência agradável….
A próstata, é uma glândula masculina, com função relacionada com a função reprodutora, mais especificamente com a lubrificação dos espermatozoides. A origem da palavra vem do grego “Pros”, que significa antes, e “sta”, que significa parar, por ser considerada uma barreira entre a bexiga e o exterior. Está localizada entre o reto, parte final do intestino, e a bexiga, e ainda tem a particularidade de envolver a uretra. Ou seja, o canal que transporta a urina e o sémen, atravessa esta glândula, que costuma ter uma forma de amêndoa, quando o homem é mais jovem. Á medida que a idade avança, a próstata vai aumentado de volume fazendo uma compressão da uretra e prejudicando a micção.
Não existe uma causa evidente, mas é reconhecido que quase todos os homens têm esta glândula aumentada (hipertrofia) a partir dos 50 anos, logo hà uma associação hipotética com a diminuição da produção hormonal masculina. Há uma renitência em o homem admitir ter este problema, apesar de já notar a dificuldade em urinar; a sensação de ter ainda a bexiga cheia; incontinência urinária e até sangue a urinar, porque interfere com a sua autoimagem e sexualidade. A constante ida à casa de banho, acompanhada com a noite mal dormida e a insatisfação de sentir que está a perder a sua masculinidade, sujeita a maior cansaço e fadiga, para além dos sentimentos depreciativos de si próprio. Existem vários exames para despiste deste problema, sendo o mais comum a avaliação sanguínea do marcador PSA, mas o receio de realizar outros exames mais invasivos, promovem uma ocultação da sintomatologia.
Devido à sua localização, muitos são aqueles que agressivamente negam realizar um exame físico, mas garanto que ter como alternativa um tubo 24 horas na uretra para urinar, torna um simples toque uma prevenção de muito peso! Clarifique as suas ideias, e evite muitos constrangimentos e desconfortos, quem tem próstata, a prevenção é sempre uma boa aposta!