FEIRA DOS SANTOS 2022

A Feira dos Santos voltou a Mangualde, depois do interregno de dois anos, devido á pandemia provocada pela COVID19.
A cerimónia de abertura teve lugar ao início da noite do dia 4 de novembro, no Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida e da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

““…O principal objetivo, neste momento, é consolidar a qualidade da Feira dos Santos e iniciar o processo da internacionalização…””

O momento iniciou-se com uma arruada protagonizada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, à qual se seguiu a Sessão Protocolar e um momento musical.
Na cerimónia de abertura, Marco Almeida, referiu que «Falar na Feira dos Santos é falar numa Feira cosmopolita e de projeção nacional, pensada para os mangualdenses e visitantes, com uma elevada dimensão comercial, cultural e social.»  Acrescentando ainda que «O principal objetivo, neste momento, é consolidar a qualidade da Feira dos Santos e iniciar o processo da internacionalização. A Feira dos Santos é um local de encontro de gerações, num território muito unido que se quer internacionalizar. E é por isso que, neste fim de semana, recebemos um congresso de jornalistas de vários órgãos de comunicação social de toda a Espanha, que vão acompanhar o que de melhor se faz neste concelho e nesta região e projetá-lo para o resto da Europa». Saliente-se que, também, no caminho da internacionalização, a Feira dos Santos contou com uma delegação de Lempdes – França, vila geminada com Mangualde, na qual, entre outros, destacamos a presença da Vereadora - Danielle Misic e dos
coordenadores do Comité Jumelage Lempdes -- Vitor Cardoso e Philippe Martins.
A Ministra da Agricultura e da Alimentação, durante a sessão, indicou que o governo continua empenhado para que a produção agrícola em Mangualde, no distrito de Viseu e no interior do País, possa continuar a assumir um papel de liderança. Acrescentando ainda que «Este território tem para nós um potencial muito grande. Do ponto de vista agrícola, em Mangualde temos 185 projetos de investimento aprovados, num total de investimento de 24 milhões de euros, com um apoio de quase 9 milhões de euros».
A Feira dos Santos, que conta já com mais de 300 anos existência, animou assim, as ruas do centro da cidade de Mangualde, nos dias 4, 5 e 6 de novembro, destacando o que de melhor se faz no concelho ao nível da gastronomia, vinhos, artesanato, agropecuária, máquinas e alfaias agrícolas, indústria, entre outros, nos mais de 400 expositores presentes.
As freguesias do concelho tiveram lugar de destaque no Mercado Municipal, onde tinham os seus produtos em exposição e onde as noites de 4 e 5 lhes forma dedicadas.
Considerando-se uma festa para toda a família, o evento contou com exposições, showcookings e degustações, artesanato, gastronomia, vinhos, diversões e animação de rua. 
A par de toda a animação também a “Feira dos Santos à Mesa”, se desenvolveu nos restaurantes aderentes que proporcionaram uma ementa regional dedicada a esta Feira (com enchidos da região, rojões à moda de Mangualde, febras à Feira dos Santos, requeijão com doce de abóbora, queijo da serra e vinho do Dão).
Mais uma vez, a grandiosidade da Feira dos Santos foi transmitida em direto no programa televisivo “Somos Portugal” da TVI, a partir do Largo Dr. Couto. A emissão decorreu entre as 14h e as 20h, e contou com as atuações de vários artistas, bem como, com a divulgação e promoção do que de melhor Mangualde tem para oferecer e visitar.