Aquilino Ribeiro nas franjas de Mangualde


Teve lugar na Cidade de Mangualde, na Biblioteca Municipal, no passado dia 11 de Novembro uma Conferência sobre Aquilino Ribeiro “ nas franjas de Mangualde”.
Foi Conferencista o Dr. Jerónimo Costa, Licenciado em Filosofia, Professor Jubilado, Membro fundador da “Côa Cultura” (actual Soma), também fundador e primeiro Presidente (Regedor) da confraria Aquiliana e co-responsável pela transladação de Aquilino Ribeiro para o Panteão Nacional em Lisboa.
Marcou também presença o Escultor Yuraldi Rodriguez, cubano, mas residente em Viseu e Autor da Estátua em Bronze colocada na Rua Formosa.
Abriu a Conferência, António Fortes, para apresentar o Conferencista e o Escultor.
O Dr. Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, falou em seguida para cumprimentando os presentes, o Conferencista e o Escultor e tecer o papel importante da Cultura no desenvolvimento do Concelho de Mangualde.
Aquilino é hoje um Escritor que ultrapassou a sua Terra, Região e o País. Está traduzido em diversos idiomas.
Poderia ter sido Prémio Nobel da Literatura em 1960, mas faltou-lhe o apoio do Governo de então, a que era hostil.
Foi um Escritor Revolucionário, artífice da República, amante da Liberdade.
Caracterizou nos seus numerosos livros a sua amada Beira, inóspita e ao mesmo tempo amável; rude, mas gentil; canhestra, mas também caprichosa; uma Beira farta; farta de tudo…
Liga-o a Mangualde a sua destemida acção, esbracejando no meio da linha para parar o comboio, na Estação de Caminho de Ferro de Contenças, onde evita o descarrilamento de um comboio cheio de soldados revolucionários da Guarda e de Pinhel que se dirigiam a Lisboa para tomar parte numa revolução. Os carris tinham sido levantados pelo Governo.
Evitou a morte dos seus correligionários. Mas não a sua prisão. Aquilino é também preso outra vez.
Jorge Coelho, ex- Ministro, também de Contenças, prefacia o livro “ Cinco Reis de Gente”, uma obra autobiográfica de Aquilino.