MANGUALDE E FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA CELEBRAM PROTOCOLO


Iniciativa pretende capacitar tecnicamente e assessorar o Município para a adoção de planos e estratégias de desenvolvimento sustentável local.
O Município de Mangualde celebrou no passado dia 30 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de cooperação com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Realizado no âmbito do projeto “Transferência de Conhecimento entre a Universidade e os Municípios, para o Desenvolvimento Sustentável dos Territórios”, o protocolo visa capacitar e assessorar o Município para a adoção de planos e estratégias de desenvolvimento sustentável local. Para o efeito estiveram presentes Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, e Luís Baptista, Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
A promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável é uma exigência da modernidade e futuro patente em alguns documentos internacionais para o desenvolvimento sustentável dos territórios, nomeadamente na Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Neste sentido, o Município e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa celebram um protocolo de cooperação, no âmbito do projeto “Transferência de Conhecimento entre a Universidade e os Municípios, para o Desenvolvimento Sustentável dos Territórios”.
O projeto “Transferência de Conhecimento entre a Universidade e os Municípios, para o Desenvolvimento Sustentável dos Territórios” tem como finalidade a promoção do princípio da excelência na produção e transferência de conhecimento científico, promotor de políticas públicas orientadas para o desenvolvimento sustentável no Município de Mangualde, nomeadamente, através da realização de estudos de diagnóstico para a elaboração de políticas de intervenção local, da formação de técnicos e agentes locais, da elaboração de estudos de impacto da aplicação das políticas, da monitorização e acompanhamento da sua aplicação.
O protocolo de cooperação celebrado visa capacitar tecnicamente e assessorar o Município para a adoção de planos e estratégias de desenvolvimento sustentável local, capacitar os agentes locais envolvidos no projeto para a promoção da excelência no desenvolvimento sustentável, nomeadamente ao nível da cidadania, violência de género e igualdade.
Para além destes objetivos, visa, ainda, identificar, difundir e monitorizar as boas práticas locais e desenvolver modelos de avaliação do impacto, monitorização e acompanhamento da aplicação das políticas locais. Mas, também, produzir conhecimentos científicos sobre os vários fatores condicionantes do desenvolvimento sustentável no Município de Mangualde.