PRESÉPIOS particulares


A montagem de Presépios educativos e de grande dimensão em casa por particulares, começa a “ganhar algum terreno”. Já em anos anteriores demos a conhecer nas nossas páginas o “Presépio cá de casa” construído por um jovem na sua habitação em Mourilhe. Este ano, tivemos conhecimento que na vizinha localidade de Mesquitela, também havia um Presépio digno de visita.
Fomos até lá e conhecemos o Sr. António dos Santos e o seu Presépio.
António dos Santos é natural Moçambique e residente na Mesquitela há quarenta e quatro anos.
Quando questionamos o Sr. António do porquê dum Presépio desta dimensão diz-nos que já não é o primeiro ano que faz. É já o segundo. No ano passado foi um pouco mais reduzido. Entende o Sr. António que as crianças têm que ter algo mais que catequese. Algo que mostre de certo modo, as fases da vida e do nascimento do Menino Jesus. É um trabalho que demora algum tempo a fazer, no total, cerca de dois meses. O início da montagem tem lugar mais ou menos em princípio de outubro e no primeiro dia de dezembro está pronto. Este ano, tem muito mais dimensão, mas, foi mais fácil montar, pois grande parte já estava construído.
Todo os elementos são feitos pelo Sr. António, à exceção das figuras quer são adquiridas e, por vezes é algo que, como diz, não é muito fácil encontrar. Depois, também é necessário ter em conta a dimensão, para não serem muito diferentes umas das outras.
Durante a nossa visita, o Sr. António contou-nos a história retratada no seu Presépio, da forma que a apresenta a quem lá vai em visita. São várias as fazes e é possível ver a evolução desde a idade da pedra, até aos nossos dias.
Alguns pormenores, como por exemplo, a existência de luz ou não nas casas, serve para mostrar às crianças, que nem toda a gente vive da mesma forma.
Uma obra simples, mas muito educativa, que as crianças e também adultos, certamente gostarão de ver.
A divulgação é feita pelo Sr. António que vai convidando quem encontra, os alunos do jardim de infância, da catequese… No ano passado, o presépio do Sr. António recebeu a visita do Sr. Presidente da Câmara e este ano, já recebeu a visita do Sr. Presidente da Junta. A porta está aberta e refere, “quem quiser visitar é só aparecer”. É algo que é feito por carolice, mas com muito cuidado e dedicação. “Não sou muito perfecionista, faço o que sei e como sei”.
São verdadeiras obras de arte, criadas por particulares, que se dispõem a abrir as portas das suas casas para a população em geral. Dada a sua dimensão e beleza, algo a pensar, é a possibilidade destas obras poderem ser também incluídas nos programas de animação natalícia, como local de visita.