lendas, historietas e vivências

VIAS HISTÓRICAS QUE SE DEVIAM SALVAGUARDAR
Porquê a defesa da histórica Estrada da Estação a única que levava ao centro da vila de Mangualde. Para além desta só haveriam serventias por caminhos de terra e estreitos carreiros que iam atravessando os pinhais ou os terrenos baldios para que cada cidadão do concelho conseguisse atingir o centro da vila e resolver questões do seu dia- a -dia. Até finais do SEC XIX havia uma rede de vias rudimentares que estabelecia a ligação entre os diversos povoados e quintarolas com o aglomerado mais importante onde se localizariam as extensões do Poder Central. Ou seja, Câmara Municipal e todos os organismos que os governos tinham como necessários para orientar a legalidade dos cidadãos tanto quanto à sua identificação como a dos seus bens ou dos seus negócios. Tudo o que fosse necessário para permitir que a sociedade tivessem uma vida de Paz no seu dia - a - dia também se dispunha de um Posto da Guarda Republicana e um Tribunal. Logo, para resolverem os problemas pessoais, legais e sociais teriam mesmo de se deslocar ao Centro de decisões mais próximas. Em finais do séc XIX a construção do Caminho de Ferro por eixos fundamentais do País veio proporcionar a circulação a todos os cidadãos que não teriam outro meio. As extensas distâncias entre as localidades mais desenvolvidas era praticamente impossível de ultrapassar. Os automóveis eram ainda poucos e só alguns endinheirados os poderiam possuir. Valia à maioria do povo a utilização dos meios de tração animal. Para viagens mais “limpas”, quem podia tinha uma charrete puxada por cavalos – seriam cidadãos que já tinham uma condição financeira relativamente desafogada. Daí para baixo haveria mais uns degraus onde se situariam os cidadãos que tinham uma vida económica um pouco mais folgada, mas só lhe daria para se deslocar de carroça puxada por uma parelha de cavalos, muares ou uns humildes burritos. Quem não tinha animais teria de usar a sua energia para se deslocarem a pequenas ou longas distâncias. Não há dúvida de que a população do passado, a maior parte já falecida, teve uma vivência bem difícil. Por isso, quando em 1889 se inaugurou o Caminho de Ferro da Beira Alta foi uma bênção para muita população e para o desenvolvimento dos negócios que este transporte permitia. Construída a necessária Gare da Estação seguiu-se uma via moderna, para o tempo, em que se utilizaram os paralelos nos pavimentos, porque eram mais duradoiros e tornavam os espaços mais bonitos. Ora era este o único percurso da ligação da Estação à Vila de Mangualde. Todos os outros que permitiam a aproximação das povoações entre si e com a vila eram muito rudimentares. Continuaremos.