FESTA DE S. MARCOS NA FREIXIOSA 23, 24 e 25 de abril

No próximo dia 25 de abril, feriado nacional, tem lugar a tradicional Festa de S. Marcos, na localidade de Freixiosa.
Um certamente que tem vindo a crescer e se espera cada vez maior de ano para ano.
Afim de sabermos um pouco mais do evento desde ano que irá realizar-se nos próximos dias 23, 24 e 25 de abril, falámos com Filipe Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Freixiosa.

Vai realizar-se no próximo dia 25 de Abril a tradicional Festa de S. Marcos. O que espera do evento deste ano, tendo em conta que será o primeiro sem restrições pós-covid?
R: A tradicional Festa e Feira de São Marcos, apresenta-se como um evento importante e marcante na região, desde há muitos anos. Depois de 2 anos de interregno devido à pandemia de COVID-19, o ano passado foi já possível voltar a providenciar este certame, ainda com algumas restrições e recomendações da DGS. No entanto, a adesão ao evento superou as expectativas e tivemos dois dias repletos de visitantes, foliões e feirantes. Este ano a Comissão de Festas foi ainda mais longe e propõe-se a proporcionar 3 dias de festa. Assim sendo, e sabendo de antemão a capacidade de trabalho deste grupo e de todos os voluntários, os habitantes da Freixiosa e os visitantes, não podem esperar nada menos do que 3 grandes dias repletos de música, animação e diversão.

Quem se deslocar ao S. Marcos vai poder encontrar o quê?
R: Como referido anteriormente, este ano a Comissão de Festas de São Marcos, com o apoio da Junta de Freguesia, proporcionará 3 dias de festa, de 23 a 25 de abril.
Quem passar pelo nosso certame, poderá contar no primeiro dia, 23 de abril, com o a realização do I Passeio de Tratores do São Marcos durante a tarde e a realização de Jogos Tradicionais (Jogo da malha, sueca, corrida de sacos, etc), acabando o dia com a atuação da Banda Time que promete uma noite inteira de animação com um vasto repertório de variados estilos musicais.
No dia 24, segunda-feira, a noite começa com o espetáculo da banda Bora Lá, por volta das 21h. Às 22.30h, daremos início ao espetáculo do conceituado artista de música popular, Fernando Correia Marques, que brindará todos os presentes com o seu rico e vasto repertório, que conta com sucessos musicais como, “Burrito”, “Carocha do amor”, “A pulga…e eu”, entre outras. A noite terminará com a atuação do Dj R’Beats.
No dia 25 de abril, daremos lugar ao culto religioso em honra ao santo São Marcos, com a realização da procissão, seguida de missa solene. Durante a tarde, haverá uma vertente mais popular com a presença do grupo “Malamados” e a atuação do Rancho Folclórico Os rouxinóis de Fagilde.
Ainda no dia 25 de Abril, haverá lugar à tradicional feira de São Marcos onde os visitantes poderão encontrar um certame repleto de variedade, boa comida e bebida.
Durante a tarde, haverá ainda o culto dos pastores e dos seus rebanhos ao santo, com as tradicionais peregrinações à volta da capela.

No ano passado, no dia anterior à noite tiveram a presença de artista popular português, este ano, pelo anunciado do programa, faz também parte um consagrado da música popular. A Festa de S. Marcos começa a ganhar uma certa dimensão no concelho. Poderemos ter aqui um certamente de referência a exemplo de outros que já estão implantados?
A Tradicional Festa e Feira de São Marcos, só pela sua rica estória, representa há muito um certame de referência na região. A forte ligação ao culto da pastorícia e a realização da feira anual, permitiram que este certame fosse sempre uma referência.
Desse modo, o intuito do Executivo da Junta de Freguesia e das Comissões de Festas, prende-se apenas com o objetivo de exponenciar ainda mais este certame, tornando-o cada vez melhor. Daí a aposta firme em artistas de música popular que de certa forma atraem mais visitantes, potenciam uma dinâmica maior à própria festa e trazem uma oferta mais variada ao certame, em termos musicais e artísticos.
Mas a aposta não passa apenas só pelos artistas de música popular, mas sim por uma aposta na festa como um todo, no sentido de proporcionar melhores condições, quer para os habitantes locais, quer para os visitantes, quer para feirantes, que em muito contribuem para o brilho do nosso certame, quer para os animadores contratados. Ou seja, garantir que potenciamos todas as condições para que todos aqueles que participam de uma forma mais direta, ou menos direta, possam contribuir para o crescimento e melhoramento deste certame.
Em suma, este é o evento anual da freguesia, e como tal, temos que zelar pela sua promoção e pela sua continuidade. Se conseguirmos, ano após ano, torna-lo ainda melhor e mais atraente para os fregueses e para visitantes, será um motivo de orgulho para todos.