Excesso de peso, sintoma ou doença?


O excesso de peso é um flagelo constante em todas as consultas de promoção da saúde, de fato nós mulheres quando olhamos para a balança do consultório arregalamos os olhos e suspiramos enquanto arranjamos um argumento para o peso que temos! Já os homens têm uma postura mais relaxada, por vezes de júbilo pela volumosa barriga que sustentam…. Porque ainda existe uma raiz cultural de abundância associado à obesidade, especialmente numa faixa etária que passou por escassez de alimentos e cujo padrão de beleza e estética é diferente da atual perfeição dos modelos das revistas. Mas fico impressionada com a quantidade de pessoas que sentem culpa por serem obesas! Há, inclusive, certas pessoas cuja a imagem corporal é espelhada no seu desempenho profissional, sem qualquer motivo! “Porque se não controla o seu peso, deve ser preguiçoso, ou tem falta de vontade!”, esta é a conversa discriminatória que qualquer individuo obeso já foi sujeito por alguém elegantemente delicado que “…apenas preocupo-me com a tua saúde!”, que justifica esta ofensa com carinho e afeto de ser amigo! Enfim, pessoas tóxicas baseiam-se em destruir a auto estima alheia para se sentirem superiores….
Apesar de ser um distúrbio alimentar, a obesidade é também um sintoma de varias doenças, e esse fato gera uma indiferença em observar a origem do aumento de peso. Tenho verificado que nesta região mais interior há uma incidência de excesso de peso, especialmente no género feminino, associando à falta de atividade física… Mas nunca se estuda aprofundadamente a história familiar, o ritmo do sono, humor, sinais típicos de alterações do sistema endócrino (hormonal).
Há uns anos atrás era reconhecida, pelos médicos, a frequência de certas praias lusas com altas concentrações de iodo para regularizar a função da tiroide. Esse fato não se alterou, e a falta de iodo na alimentação pode resultar em hipotiroidismo ou bócio, sendo um dos sintomas mais evidentes nestas patologias o excesso de peso e a dificuldade em perder peso. É óbvio que deverá ser o médico a iniciar o diagnóstico, mas já alivia um pouco o sentimento de culpa…. Outro fenómeno hormonal que pode gerar aumento de peso, é o Síndrome de Cushing, que consiste num nível aumentado de cortisol no sangue ou toma crónica de corticoides.
É preciso estar alerta acerca da sua saúde, e muitos sintomas, tais como o excesso de peso podem ser controlados por um especialista da área hormonal, denominado endocrinologista. Porque saber a origem do problema é muitas vezes a solução… Não se acomode e culpabilize, cuide-se!