ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE JOVENS

Realizou-se no passado dia 30 de março pelas 14h30 no Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde a segunda sessão informal da Assembleia Municipal de Jovens de Mangualde.
Presidiu a esta sessão o Presidente da Assembleia Municipal, Elísio Oliveira, tendo como secretários dois jovens estudantes.
Estiveram presentes, o Presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida, o Vice-Presidente e Vereadores da Câmara, alguns membros da Assembleia Municipal, vários professores, muitos alunos e alguns pais.
Sete grupos de alunos do 11º ano, sob a orientação da Professora Elisa, apresentaram os seguintes trabalhos:

  • O envelhecimento da população e o apoio aos idosos
  • A atratividade de Mangualde para os jovens
  • Atividades culturais em Mangualde
  • A cultura popular de Mangualde
  • O turismo cultural em Mangualde
  • Os espaços verdes na cidade
  • A criação de gado e o queijo da Serra em Mangualde.
    Os alunos apresentaram as conclusões dos seus estudos fazendo algumas observações críticas sobre os diversos temas e apresentando sugestões de melhoria. No final o Presidente da Câmara, Marco Almeida, fez um comentário geral sobre as questões levantadas pelos alunos.

“… De realçar também um grande espírito de compromisso entre
estes jovens e a terra
que os viu nascer.”

Em declarações ao Jornal Renascimento, o Presidente da Assembleia Municipal, Elísio Oliveira, realçou que “a Assembleia decorreu de forma muito interessante e intensa, com a exposição dos trabalhos apresentados pelos 7 grupos de alunos. Esta Assembleia de Jovens é importante na medida em que dá alguma consagração e mérito ao trabalho e aos estudos feitos pelos alunos e desperta o sentido cívico e interventivo dos jovens na sociedade em que vivem. De realçar também um grande espírito de compromisso entre estes jovens e a terra que os viu nascer.”
Na sessão de 2022 foram abordados vários temas ambientais, nomeadamente o uso do glifosato.