De 16 de abril a 11 de junho, são diversos os percursos que dão a conhecer as diversas Freguesias do concelho
O Município de Mangualde volta a desafiar a comunidade para atividades desportivas e a incentivar para a prática de exercício físico. De 16 de abril a 11 de junho, a autarquia promove diversas rotas pedestres por distintas localidades do Concelho, em parceria com as respetivas Juntas de Freguesia, dando a oportunidade a todos os participantes de conhecerem o território.
As iniciativas, inseridas nos Percursos Pedestres «Mangualde em Movimento», têm início marcado para as 9h00, com ponto de encontro assinalado para o Largo do Rossio, em frente ao Tribunal de Mangualde, onde os participantes seguirão de autocarro para o primeiro ponto dos respetivos percursos, sendo que a partida de cada rota acontece pelas 9h30.
O primeiro percurso pedestre “Trilho de Ricardina”, em Espinho, tem lugar a 16 de abril e percorre uma distância de cerca 6km. É organizado pelo Município de Mangualde em parceria com a Junta de Freguesia de Espinho, a Associação Cultural e Recreativa Água-Levada e a Fábrica da Igreja Paroquial de Espinho.
Tem início junto à Abadia de Espinho e conta com o acompanhamento de António Tavares, arqueólogo do Município de Mangualde.
A “Rota das Águas Milenares” acontece a 23 de abril, em Alcafache. Este segundo percurso, com ponto inicial na Capela de Nossa Senhora de Fátima, nas Termas de Alcafache, tem uma distância de cerca de 8km e é promovido em parceria entre o Município e a Junta de Freguesia de Alcafache.
Já no mês de maio, no dia 7 a sugestão é a descoberta dos “Trilhos de Ludares”, em Quintela de Azurara, com uma distância de cerca de 8km. O ponto de partida é o Centro Social da freguesia. A organização é do Município de Mangualde e da Junta de Freguesia de Quintela de Azurara. No final do percurso, pelas 12 horas, acontece um almoço convívio solidário no Centro Social de Quintela de Azurara, cuja inscrição tem o valor de 10 euros, que incluirá também uma t-shirt técnica. O valor reverte para a aquisição de uma viatura ligeira de combate a incêndios a servir a Unidade Local de Proteção Civil de Quintela de Azurara (Projeto “Rolar contra o Fogo”).
Os “Trilhos de Gil Vicente”, em Guimarães de Tavares, acontecem a 21 de maio. O percurso tem cerca de 6km de distância. O início do Trilho ocorre no Parque Gil Vicente Guimarães. Esta iniciativa é promovida em parceria entre o Município e a União das Freguesias de Tavares.
A 28 de maio o desafio proposto pela autarquia mangualdense são os “Caminhos do Bom Sucesso”, em São João da Fresta, com uma distância de cerca de 11km. O início do percurso ocorre na Igreja Matriz de São João Baptista, junto ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima. Após o percurso, segue-se um almoço convívio, pelas 12 horas, junto à Junta de Freguesia, cuja inscrição tem o valor de 5 euros. A organização da ação é do Município em parceria com a Junta de Freguesia de São João da Fresta e do Centro Social e Recreativo de São João da Fresta.
Em junho acontece a “Rota do Santo António dos Cabaços”. A iniciativa, com um percurso de cerca de 5km, tem lugar em São Cosmado, no dia 4 de junho. Tem como ponto de partida a Associação “Os Ciências”, localizada no lote 1 na zona industrial do Salgueiro, junto à rotunda da queijaria Vale da Estrela. Após o percurso, pelas 12 horas, segue-se um almoço convívio, cuja inscrição tem o valor de 6 euros, na Associação “Os Ciências”. É promovida pela autarquia mangualdense, em parceria com a União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta e a Associação Os Ciências.
O último percurso, a “Rota da Sra. dos Verdes”, decorre a 11 de junho, em Abrunhosa-a-Velha e percorre cerca de 8km da freguesia. Tem como ponto inicial a Capela da Sra. dos Verdes. Esta iniciativa é promovida em parceria entre o Município e a Junta de Freguesia de Abrunhosa-a-Velha.
Todas ações são de participação gratuita, mas carecem de inscrição prévia.