Por todo o país são diversos os eventos que decorrem ao longo da Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa.
Rituais e eventos de destaque que em alguns locais atraem milhares de pessoas.
No nosso concelho e nas várias localidades, também as tradições pascais vão desfilando ao longo da semana maior. A Benção dos Ramos, as celebrações do Tríduo Pascal, com a cerimónia do Lava Pés, a Adoração da Cruz, a Vigília na noite de sábado, as procissões e os concertos, contam sempre com grande adesão de público e fiéis mas, o momento esperado, é sem dúvida o Domingo de Páscoa.
A exemplo do que acontece em muitas outras localidades, acompanhamos a celebração Pascal em Vila Cova de Tavares, na União de Freguesias de Tavares.
Nesta localidade, o Domingo de Páscoa começa cedo, com a celebração da Eucaristia logo pela manhã.
Depois, em ambiente de festa e alegria, tem lugar a Procissão com o Santíssimo pelas ruas da povoação, sempre abrilhantada pela Banda Filarmónica Boa Educação, desta localidade, bem como, com os muitos fiéis presentes, muitos deles, “vindos propositadamente à terra para passar a Páscoa e aproveitarem uns dias em família”.
Finda a Procissão, é chegada a hora do tradicional Compasso, um dos rituais mais valorizados nesta época e que se realiza há mais de 500 anos. Um grupo de leigos, segue pelas ruas da aldeia e de porta em porta vão passando com a Cruz pelas casas que desejam receber a bênção. A casa é benzida com água benta e os fiéis beijam a cruz.
Alimentado que está o espírito, é chegada a vez de se alimentar o corpo e, em salutar confraternização, as famílias reúnem-se a saborear as iguarias típicas da época.
Saliente-se, que o tradicional Compasso pode ser realizado durante a manhã, como atrás referido, ou durante a tarde. Há ainda localidades onde a visita da Cruz tem lugar na 2ª feira de Páscoa e, outras ainda, apenas no Domingo de Pascoela (domingo seguinte à Pascoa). Também há ainda os locais, onde não é possível realizar a Visita Pascal, e nesses, a Cruz é dada a beijar nas Igrejas e Capelas.