Caminhada literária NA MATA DO PALÁCIO DOS CONDES DE ANADIA ASSINALOU o Dia Mundial do Livro e o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios


Ao fim da tarde do passado dia 23 de abril, o Município de Mangualde, em parceria com o Palácio dos Condes de Anadia, promoveu uma Caminhada Literária, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
A iniciativa que teve início sob o famoso e secular plátano do Palácio, contou com quase duas centenas de participantes que, durante o percurso puderam apreciar a beleza e os vários recantos que a Mata do Palácio dos Condes de Anadia, com os seus mais de 300 anos, tem para oferecer, aliadas à literatura que em harmonia se conjugava com o espaço percorrido.
A Caminhada Literária foi uma iniciativa promovida pela autarquia de Mangualde em parceria com o Palácio dos Condes de Anadia e tinha como objetivo assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, celebrado nessa data (23 de abril), promovendo a leitura num local emblemático da cidade, a Mata do Palácio dos Condes da Anadia e também, a comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, cuja temática de 2023 é “Património e Mudança”.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, impulsiona a divulgação deste tema com a finalidade de dar seguimento à preocupação manifestada pelo ICOMOS e expressa na declaração de Emergência Climática em 2020, continuando, assim, a promover o potencial do património no caminho para uma ação climática inclusiva, transformadora e justa. O tema “Património e Mudança” pretende divulgar a apresentação de estratégias que demonstrem todo o potencial da pesquisa e das práticas patrimoniais enquanto elemento de resiliência e estabilidade num mundo em constante transformação, apoiando a criação e concretização de ideias inovadoras, orientadas para a cidadania global e para o empreendedorismo com impacto na economia verde.

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.
Esta data foi escolhida com base na lenda de S. Jorge e o Dragão, que na Catalunha é assinalado para honrar a velha tradição segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge (Sant Jordi) e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do cavaleiro.
Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes ou Garcilaso de La Vega, falecidos ou nascidos em abril.
Neste dia, a Biblioteca Municipal de Mangualde associou-se à Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, prestando homenagem a alguns autores portugueses, cujos centenários de nascimento se assinalam este ano: Eduardo Lourenço (1923-2020); Eugénio de Andrade (1923-2005); Mário Cesariny (1923-2006); Mário-Henrique Leiria (1923-1980); Natália Correia (1923-1993); Urbano Tavares Rodrigues (1923-2013).

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO, no ano seguinte.
A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.
Representando um momento anual de celebração da diversidade patrimonial, pretende-se que o dia 18 de abril funcione como um marco comemorativo do património nacional, mas que celebre, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.