CONCERTO DO DIA DA MÃE


Promovido pela Câmara Municipal de Mangualde e com o apoio do Conservatório de Música de Viseu, do Agrupamento de Escolas e da Paróquia de Mangualde, realizou-se no passado domingo, dia 7 maio, o habitual concerto do Dia da Mãe.
Com casa cheia, o concerto de homenagem às Mães, foi protagonizado pela Orquestra POEMa e pela Orquestra POEMinha, contou também com a participação do Grupo Coral de S Julião e o Grupo Clave Jovem.

Projeto da Orquestra POEMa
A Orquestra POEMa (Projeto Orquestra Estúdio de Mangualde) iniciou a sua atividade em setembro de 2013, por iniciativa do Município de Mangualde, em parceria com o Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão” (CRMV) e com o Agrupamento de Escolas de Mangualde (AEM). Integrando inicialmente alunos do ensino articulado (do AEM/CRMV) e músicos de bandas filarmónicas do concelho de Mangualde, rapidamente se abriu a elementos de outras áreas geográficas, passando a integrar músicos de concelhos limítrofes.
Durante os quase 10 anos de existência, apresentou-se nas mais diversas formações instrumentais: grupos de música de câmara, orquestra de sopros, big band, orquestra de cordas, orquestra de câmara e orquestra sinfónica. O seu repertório é tão variado como as suas formações instrumentais, apresentando música de diferentes períodos (desde o séc. XVII até aos dias de hoje) assim como diferentes estilos (erudito, jazz, world music e até rock).
Acompanhou solistas nacionais e internacionais, tais como: Miguel Rodrigues (bateria), Nancy Brito (acordeão), André Cardoso (guitarra clássica), João Abrantes (guitarra elétrica), Cristina Aguiar (soprano), Tiago Coimbra (oboé), Anícia Costa (piano), José de Eça (tenor), Jacinta Albergaria (mezzo-soprano), Abraham Cupeiro (multi-instrumentista), entre outros. Apresentou concertos sinfónico-corais com diversos grupos vocais, destacando-se a colaboração com o Coro Diocesano de São Teotónio (Viseu), Coro Misto do Conservatório Regional de Música de Viseu e mais recentemente, com o Coro Magnus D’om da Filarmónica de Santa Comba Dão. Colaborou ainda com a Contracanto, na produção do musical “Les miserables”.
A Orquestra POEMa é dirigida, desde a sua fundação, pelo maestro Tiago Correia.