MULHERES DE ABRIL


O espetáculo MULHERES DE ABRIL dos Trovas e Madrigais, encerrou as comemorações dos 25 de abril em Mangualde. Poemas e temas musicais no feminino a assinalar e a celebrar a liberdade.
MULHERES DE ABRIL é um espetáculo poético - musical criado para celebrar uma data ímpar da história de Portugal : o 25 de abril de 1974, a Revolução dos Cravos.
Numa abordagem superficial (apanágio desta celebração) à expressão artística da época, encontramos os aclamados poetas e cantores de intervenção como matéria principal para a celebração desta data. Desfiando camadas de um processo complexo e de parca informação como nos é chegado o período pré-revolução, podemos encontrar distintas personalidades do sexo feminino que também deram voz à insatisfação social amplificando ainda na sua expressão a luta pela igualdade de género num país onde, por exemplo, não tinham direito a votar. A condição social da Mulher naquela época torna o seu relato único, precioso e, por tal, lamentavelmente completo.
Em Mulheres de Abril foram levadas a palco canções de Lenita Gentil e Simone de Oliveira entre outras, assim como textos de escritoras que se editavam na clandestinidade como foram os casos de Maria Teresa Horta ou Maria Velho da Costa.