O Ministro das Infraestruturas, João Galamba e o Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, acompanhados pelo Vice-Presidente da IP, Carlos Fernandes, realizaram na tarde do passado dia 16 de maio, uma visita à obra de reabilitação da Linha da Beira Alta, no troço Mangualde – Celorico da Beira.
Esta empreitada decorre no âmbito do projeto de Modernização integral da Linha da Beira Alta, em execução pela Infraestruturas de Portugal, estando atualmente toda a extensão entre Pampilhosa e Guarda, cerca de 190 quilómetros, a ser objeto de uma intervenção profunda de reabilitação e modernização.
De acordo com as declarações de Carlos Fernandes, vice presidente das infraestruturas de Portugal, esta é uma das maiores obras em curso, num investimento de 600 milhões de euros, integrado no programa ferrovia 2020 e que envolve
a Construção da Concordância da Mealhada – ligação ferroviária direta entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta; a renovação Integral da Infraestrutura de Via, incluindo a construção de algumas variantes para aumento de velocidade; a Modernização de 10 estações para cruzamento de comboios de 750 m; a supressão de todas as Passagens de Nível; a Estabilização e reforço de taludes e modernização do sistema de drenagem e Instalação de Sinalização Eletrónica e Telecomunicações (ETCS N2 + GSMR)
A concretização dos investimentos na Linha da Beira Alta irá garantir benefícios ao nível das condições de disponibilidade, o reforço da segurança ferroviária e a redução dos tempos de trajeto em cerca de 25 a 30 minutos do tempo de percurso atual, com benefício direto para os operadores do transporte ferroviário de mercadorias, representando uma melhoria do serviço de transporte de passageiros.
Ainda segundo o vice presidente das infraestruturas, este projeto que é financiado pela comunidade Europeia em cerca de 370 milhões de euros tem uma data de reabertura prevista para o próximo dia 12 de novembro.
Antes da intervenção do Ministro das Infraestruturas, Marco Almeida Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, agradeceu o apoio que o ministério das infraestruturas tem demonstrado com este território, particularmente com a concretização desta obra, uma das principais a decorrer no país, mas principalmente, porque é uma mais valia para este território, aproximando-o da Europa de dos mercados mais competitivos, deixando o desejo que os objetivos sejam cumpridos no mais curto espaço de tempo.
A finalizar as intervenções, após a visita aos trabalhos, João Galamba, salientou o investimento que está a ser feito a nível das infraestruturas, particularmente a nível da ferrovia, sendo a obra da linha da Beira Alta um grande exemplo. Frisou ainda a ligação ao porto de Leixões e a Aveiro, representando uma parceria fortíssima com o litoral.
A terminar, João Galamba, deixou ainda a garantia que juntamente com o IP e com os empreiteiros da obra, tudo será feito para que seja reaberta no tempo previsto, 12 de novembro.
AINDA SOBRE O TROÇO DO DISTRITO DE VISEU
À margem da visita, Alexandra Borges, gestora do empreendimento e responsável pelas quatro empreitadas, em declarações à comunicação social referiu que neste momento estão comprometidos em terminar tudo que seja construção civil. Até ao momento, o foco foi nas passagens superiores e inferiores, no canal e plataforma, ou seja, tudo o que diz respeito à construção civil. Atualmente, com o canal aberto, está já em curso montagem das camadas que vão permitir a instalação das travessas e do carril, por forma a poderem garantir que estará a linha toda instalada até final de novembro.
Em relação ao túnel de Mourilhe, que também está a ser demolido, Alexandra Borges refere que o trabalho já se encontra bastante adiantado mas, de momento não é possível ir mais além porque, primeiro, é necessário terminar a estrada para depois poderem demolir o que resta do túnel.
Salientou ainda, que a abertura da linha à circulação a 12 de novembro, não é sinónimo da conclusão dos trabalhos. Estes, irão manter-se por tempo que ainda não sabe precisar.