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ESTAÇÃO DOS CAMINHOS DE FERRO DE MANGUALDE
Com a construção das linhas férreas também, como era fundamental, foram criados os lugares de paragem dos comboios, bem como diversos equipamentos necessários ao funcionamento eficiente de toda esta moderna (ao tempo) estrutura. O edifício que iria albergar a GARE com todos os espaços que dariam apoio aos passageiros – BILHETEIRAS, SALAS DE ESPERA COM BANCOS para comodidade dos mesmos, que aguardariam as chegadas e partidas dos combóios, a SALA DE DESPACHO de bagagens e outros. A espera do comboio fazia -se na GARE propriamente dita. Esta era a área exterior e funcional das chegadas e partidas dos passageiros. Foi um espaço bonito, de certa elegância – a fachada decorada com azulejos tendo uma cobertura metálica verde assente sobre estruturas e peanhas de ferro enrolado criando um emaranhado elegante ao longo da gare. Nesta, o corpo principal era dividido em três partes – a central destinada ao embarque havendo mais dois corpos, um para sul era o lugar das actividades do CHEFE E “FACTORES” na resolução das diversas questões inerentes ao atendimento do público em geral e passageiros. Para norte erguia-se outra construção contínua, simétrica com as restantes e que era destinada ao conforto alimentar dos passageiros, possuindo um bar e uma elegante sala de refeições. Logo a seguir no exterior havia um esplêndido e muito bem cuidado espaço ajardinado e um lago. Começando a primavera, com tempo limpo, era um enorme prazer para quem esperava a chegada de passageiros ou iria partir, relaxar neste fresco e tão colorido espaço. Também os habitantes próximos da Estação se sentiam “quase” donos de todo este envolvimento. Era com prazer que iam almoçar ao restaurante da Gare onde a D.TEODOLINDA lhes providenciava uma bela refeição. Ou lanchar e tomar um café no BAR ao lado. Desde a inauguração da linha da Beira Alta que se sentiu a vontade na Direcção dos Caminhos de Ferro tornarem todo o percurso tanto quanto possível cómodo e atraente para os seus utilizadores. Assim, todas as Estações até à Pampilhosa, e não só, tinham a sua área ajardinada a que foi dada uma considerável importância já que a empresa fazia concurso entre as diversas estações atribuindo prémios às mais belas e bem cuidadas tendo para isso criado júris de avaliação. Também ao CHEFE da Estação de Mangualde, ao tempo, foram atribuídos primeiros prémios pelo cuidado que reservava ao espaço vistoso e agradável da sua Estação. Do edifício fazia parte um corpo central em primeiro andar que era destinado à habitação permanente do Chefe. Todas as estruturas foram pensadas para serem funcionais e elegantes. Ao tempo, este foi um lugar surpreendente.