“Andanças Seniores”


A Câmara Municipal de Mangualde promoveu mais uma edição de “Andanças Seniores”. O objetivo destas viagens, que decorreram de 3 a 11 de julho, foi dinamizar o convívio entre todos os cidadãos seniores do concelho. Este ano, os seniores mangualdenses partiram das suas freguesias de origem rumo a Régua, passando pela Santuário de Nossa Senhora dos Remédios – Lamego e pela Senhora da Lapa.
Na viagem foi possivel a participação de todos os cidadãos do concelho de Mangualde, com idade igual ou superior a 65 anos, residentes em todas as freguesias do concelho, só se admitindo exceções nos casos de pessoas que, comprovadamente, necessitassem de acompanhamento ou, no caso de casais, em que um dos elementos tenha idade inferior a 65 anos.
A viagem decorreu nos dias:
3 de julho: Abrunhosa a Velha; Freixiosa; União das Freguesias de Moimenta de Macieira Dão e Lobelhe de Mato; e Alcafache.
5 de julho: Cunha Baixa; e Fornos Maceira Dão.
7 de julho: Quintela de Azurara; União das Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães; e Espinho.
10 de julho: União das Freguesias de Tavares; e São João da Fresta.
11 de julho: União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta.
E de acordo com o seguinte plano: Saída das freguesias de origem; Estação de serviço Bigorne para pequeno-almoço; Régua; Período livre (Cais da Régua – Orla do Rio Douro | Museu do Douro (opcional); Lamego – Santuário Nossa Senhora dos Remédios; Almoço no parque das merendas da Nossa Senhora dos Remédios (restaurante opcional na cidade de Lamego); Período livre na cidade de Lamego; Saída de Lamego; Senhora da Lapa; Período livre; Chegada a Mangualde

Projeto “Andanças Seniores”
O projeto consubstancia-se na realização de passeios a locais previamente definidos pela autarquia promovendo oportunidades de lazer e de conhecimento de locais de interesse histórico-cultural. Desta forma, promover, através da atividade de lazer, momentos estimulantes para socialização, troca de experiências, emoções e comunicação permitindo aos integrantes do grupo um maior satisfação e qualidade de vida e potenciar as capacidades funcionais, físicas e cognitivas e em simultâneo promover a interação com os outros, reforçando o convívio e os laços sociais são os principais objetivos do projeto.