O auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, recebeu na tarde da passada sexta feira, dia 22 de setembro a conferência “Crescimento e Sustentabilidade em Mangualde”.
O evento organizado pelo grupo Vida Económica, em colaboração com a Câmara Municipal de Mangualde, contou com a participação de diversos oradores de instituições públicas e do setor empresarial do concelho de Mangualde.
Na abertura, a cargo do Presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, foram focados “Os desafios de desenvolvimento da cidade de Mangualde”.
Marco Almeida, deixou uma resenha do caminho que Mangualde está a percorrer para que a sustentabilidade do concelho seja visível nas suas várias vertentes, tendo sempre como foco principal, criar as melhores condições para quem cá vive e trabalha e para quem vier a escolher Mangualde para viver e trabalhar.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara, anunciou que a autarquia está a preparar a instalação no concelho de Mangualde de um hub tecnológico, sendo que, a ideia passa por captar e concentrar, na mesma estrutura, empresas de base tecnológica, que impulsionem a inovação.
O autarca lembrou ainda, que está a ser criada outra zona industrial para acolher empresas de diversificados setores. “Um território competitivo e sustentável tem de oferecer condições para a captação de investimento e criação de emprego. Por essa razão, também aprovámos, recentemente, um regulamento municipal de apoio ao investidor, que incluiu inúmeras vantagens para quem quiser apostar no nosso concelho”, afirmou.
“A estratégia da cidade de Mangualde como cidade que aposta na inovação e sustentabilidade”, foi o tema que João Pedro Cruz, Vice Presidente da Câmara Municipal de Mangualde apresentou na conferência.
“…a autarquia está a preparar a instalação no concelho de Mangualde de um hub tecnológico, sendo que, a ideia passa por captar e concentrar, na mesma estrutura, empresas de base tecnológica, que impulsionem a inovação.”
Seguidamente, o Diretor Geral da Stellantis Mangualde, Christian Teixeira, falou do “desenvolvimento do cluster industrial de Mangualde, sustentabilidade, ambiente e crescimento” e, a finalizar este painel de oradores, esteve Paulo Sousa, Diretor Geral da Associação Empresarial de Mangualde a desenvolver o tema “As empresas como fator competitivo para o crescimento da região de Mangualde”
O programa da conferência, incluiu depois uma mesa redonda, onde as perspetivas, desafios e oportunidades de re-industrialização para o desenvolvimento de Mangualde foram debatidas por Pedro Polónio, Administrador da Patinter, Paulo Júlio, Diretor Geral da CBI, António Mendes, Presidente da Adega Cooperativa de Mangualde, Fernando Mateus, Diretor Geral da HR Group, João Luís Monney Paiva, da Transagri e João Tiago Henriques, Administrador da Mangual Técnica – Industria Metalomecânica. A moderar esta mesa redonda esteve João Luís Peixoto de Sousa, Diretor da Vida Económica.
Depois de um período de perguntas e resposta, Cristina Barroco, Diretora do Mestrado, Gestão Turística ESTGV/Pró-Presidente para a ligação à comunidade e transferência de conhecimento do IPV, falou sobre “O Papel do turismo, cultura e do património no desenvolvimento económico”, deixando uma visão objetiva e invadora sobre o turismo