CERIMÓNIA DE ABERTURA DO NOVO ANO LETIVO DA
UNIVERSIDADE SÉNIOR DE MANGUALDE

Na tarde do passado dia 29 de setembro, na presença do Diretor da Universidade Sénior de Mangualde, João Carlos Alves, de várias entidades civis, militares e dezenas de alunos e professores, teve lugar na Quinta do Soito em Tiabalde, a cerimónia de abertura do ano letivo da Universidade Sénior Rotary de Mangualde.
Porque nesta data, ainda se vive o dia a dia das vindimas, foi com grande atenção que os presentes escutaram do proprietário da Adega, Professor José Carlos, todas as explicações relativas ao vinho produzido na Quinta do Soito e, com entusiasmo, visitaram e puderam apreciar o interior da adega.
Após a visita à adega, todos os convidados se dirigiram á Quinta do Soito, onde no bonito jardim, havia um Dão de Hora à sua espera.
Nesta cerimónia de abertura do ano letivo da Universidade Sénior de Mangualde, João Carlos Alves, salientou o valor que esta instituição representa no concelho de Mangualde, pelos serviços que presta e pelos objetivos e ideais que defende, mas sem esquecer que o caminho percorrido ao longo dos seus 18 anos de existência, para se consolidar e apresentar como mais valia para o concelho, pelo serviço social que desenvolve, não tem sido fácil, o que atribui um sabor especial ás conquistas e metas atingidas ao longo do ano.
A USAMA tem como principios incentivar os séniores do concelho em atividades de ensino e lazer, promover a educação não formal de adultos, promover do desenvolvimento ativo, combater a solidão, promover o acesso a novas tecnologias da informação, etc…
Saliente-se que neste ano letivo 2023/2024, irão ser lecionadas 16 disciplinas por 18 colaboradores e, além das disciplinas regulares irão também realizar-se algumas ações a nível da saúde, através de protocolo não formal.
Para o Presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, este foi um momento especial, o momento de recordar que a maioria destes alunos o conhece desde criança. “Sou o exemplo vivo de que o que partilharam comigo foi importante. Por isso, ensinem-nos tudo o que aprenderam ao longo da vida, em prol do desenvolvimento do concelho”, apelou.