Mangualde promove workshops no Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

O município de Mangualde assinala, no próximo dia 21 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com dois workshops, dinamizados pela associação Tocar n´Alma, no auditório dos Paços do Concelho.
A primeira sessão informativa, marcada para as 10h00, intitula-se “Velhos são os trapos”. Irá abordar a violência doméstica, formas e sinais no idoso e vai ensinar a lidar com esta problemática de grande atualidade. Esta iniciativa destina-se aos profissionais de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que, diariamente, se empenham em dar respostas à terceira idade.
“Recuso ser vítima” é o título da palestra interativa, marcada para as 15h00, e dirige-se à comunidade em geral e a técnicos. Com esta iniciativa, na qual serão apresentados casos reais de violência, pretende-se sensibilizar para uma violência silenciosa, incluindo com a apresentação de casos reais, alertar para os sinais e incentivar todos os cuidadores a agirem sempre que identifiquem um problema de violência / abuso.
As duas sessões inserem-se no âmbito Plano Municipal para a Igualdade, no âmbito do Projeto “+ Igual Viseu Dão Lafões”. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, devendo fazê-lo até ao próximo dia 17 de novembro.
Maria José Coelho, vereadora com o pelouro da ação social, considera que a violência contra as mulheres ainda tem “um longo caminho pela frente” até ser eliminada. “É nossa obrigação sensibilizar a comunidade, assim como todos os que estão empenhados em minimizar esta problemática. Por outro lado, estes workshops pretendem ajudar a encontrar soluções para lidar com problemas tão complexos, que demasiadas vezes não são partilhados”, afirma a vereadora.