ALUNOS DO 10º ANO DO CONCELHO DE MANGUALDE SERÃO OS PRIMEIROS A RECEBER FORMAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA E PRIMEIROS SOCORROS


José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, anunciou no passado dia 3, na sessão de abertura da conferência ‘MAI(s) Próximo’ que teve lugar na Universidade de Lisboa, para apresentar e debater a Estratégia Integrada de Segurança Urbana, a Estratégia de Segurança Rodoviária “Visão Zero” e a Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva, que os alunos do 10º ano, serão os pioneiros nesta experiência de receber formação em Suporte Básico de Vida.
Aos jornalistas, José Luís Carneiro referiu que “Foi dada uma orientação à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, para a qual vai também contribuir o Ministério da Educação, com ajuda dos municípios portugueses e das associações humanitárias, para capacitar todos os jovens que entram no 10º ano de escolaridade para suporte básico de vida, um conhecimentos fundamental para sua a vida própria, mas sobretudo, para que possam ajudar os outros em circunstâncias de dificuldade”, adiantando ainda de seguida que “neste momento, temos já um exemplo que vai ser objeto duma visita da minha parte, da Senhora Secretária de Estado da Proteção Civil, do Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil com o Ministro da Educação. É uma experiência no distrito de Viseu, em que as Associações Humanitárias que já têm competências, nomeadamente nos seus Corpos de Bombeiros em suporte Básico de Vida. O que se procura é que essas competências possam ser transportadas para o universo escolar, ou seja, garantindo que os jovens que entram no 10º ano de escolaridade, todos possam ter formação em Suporte Básico de Vida. É claro que isto tem que ser um processo paulatino gradual, porque não se pode de um dia para o outro capacitar todos esses jovens. É um processo que tem que encetar com experiências que vão sendo desenvolvidas. Temos já o segundo município que tem também essa experiência em implementação no Distrito do Porto. Este, é em Viseu, neste caso, no concelho de Mangualde. Vamos muito em breve poder fazer uma sessão pública da metodologia que foi desenvolvida para depois podermos alargar essas metodologias a todo o país”.
De relembrar que a Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva, publicada em Diário da República em 2021, define 10 áreas prioritárias e 136 objetivos operacionais, a implementar durante 10 anos.