CONSULTÓRIO

HIPERTIROIDISMO

O hipertiroidismo é um problema na tiróide (a glândula que regula funções em órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins), que se caracteriza pela produção excessiva das hormonas T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).
Causas:
O desencadeamento do hipertiroidismo pode ocorrer devido ao excesso de iodo presente em alguns medicamentos, ao aparecimento de nódulos na glândula, ao funcionamento mais acelerado da tiróide ou à ingestão de hormonas da tiróide. A causa mais comum de hipertiroidismo é a Doença de Graves, que ocorre quando o sistema imunológico começa a produzir anticorpos que atacam a própria glândula tiróide.
Diagnóstico:
O diagnóstico de hipertiroidismo é feito através de exames de sangue, com o doseamento das hormonas tiroideias (T3 e T4, que ficam aumentadas) e da hormona que regula a tiróide, o TSH.
Sintomas:
– um dos sintomas mais frequentes da Doença de Graves ocorre nos olhos. Pode ocorrer dor na movimentação, fotofobia (incomodo com a luz), olhos vermelhos;
– nervosismo, ansiedade e irritação, assim como mãos trémulas e suor nas mãos;
– podem ocorrer de perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes, intestino solto, fraqueza nos músculos, queda de cabelo, perda de cálcio nos ossos;
– aumento do volume da tiróide; bócio;
– insónia;
– perda de peso resultante do metabolismo acelerado com perda de massa muscular e de proteínas.
Tratamento:
O tratamento deve ser introduzido assim que o problema for diagnosticado e depende da avaliação das causas da doença em cada doente, com acompanhamento de um endocrinologista e doseamento hormonal periódico.
Importante:
Algumas, se não muitas, situações de hipertiroidismo resultam da medicação inapropriada de “medicamentos” para emagrecer, vendidas nos consultórios desses prescritores. Acontece que essas cápsulas ou comprimidos manipulados têm, sempre, maior ou menor quantidades de hormonas tiroideias com o fim de provocar um hipertiroidismo iatrogénico e levar esses incautos a emagrecer rapidamente, esquecendo deliberadamente que, tal situação conduz a outras doenças, muitas vezes de recuperação irreversível!
raul.amaral.marques@gmail.com