SANTO AMARO DE TAVARES FESTEJOU O SEU PATRONO


No passado dia 21 de janeiro, a pequena localidade de Santo Amaro de Tavares, festejou o seu patrono Santo Amaro.
Aldeia pequena, onde a desertificação causou “grande estrago” renova-se todos os anos, engalanando-se e ganhando vida, no dia 15 de janeiro (dia de Santo Amaro) ou, se este não coincidir com o domingo, no domingo imediatamente a seguir ao dia 15.
Os “filhos” regressam à terra para, em união com os residentes, organizarem e levarem a cabo tão tradicional festa.
Assim, o dia 21 começou cedo, com o acendimento da fogueira construída com a lenha que dias antes foi sendo apanhada. Depois, há a organização de todo o espaço, com as barraquinhas de vendas, onde podem ser encontrados doces caseiros, plantas, árvores de fruto, enchidos, entre outros.
Os romeiros vão chegando e a festa/convívio vai-se desenrolando. No recinto, já é possível encontrar os tradicionais rosários de pinhões. Tarefa árdua a confeção dos “rosários”, desde a apanha das pinhas, o assá-las, britá-las para retirar os pinhões, britar depois os pinhões, escolhe-los e enfiá-los com uma agulha num fio de linha, são as várias etapas necessárias para cumprir a tradição. Em tempos, várias pessoas se dedicavam à confeção dos “rosários”, hoje, louvor à persistência da Maria do Carmo para não deixar morrer a principal caraterística desta romaria.
A tarde iniciou com a celebração da Eucaristia em honra e louvor de Santo Amaro, pelo Revº. Pe. António, abrilhantada pela Banda Filarmónica Boa Educação de Vila Cova de Tavares que, no final, brindou ainda os presentes, com um pequeno concerto.
Finda a atuação da Banda, teve lugar um dos momentos altos da festa, o leilão de ofertas, sempre muito concorrido e disputado, com especial destaque para as tradicionais chouriças, muitas delas, logo ali assadas na fogueira e degustadas em ameno e salutar convívio.
Este dia de romaria, não encerrou, sem que o jovem pastor desta localidade, o Lucas, fizesse romaria à capela com o seu rebanho.
Um dia diferente, um dia em que Santo Amaro de Tavares viu as suas ruas cheias com pessoas vindas de várias localidades, numa verdadeira demonstração de fé, amizade e apreço pelo trabalho realizado pelos mordomos e por todos os que se dedicam e apoiam para que a Festa de Santo Amaro seja cada vez mais uma referência na Freguesia de Tavares.