EDITORIAL Nº 675 – 15/12/2015

SR

Caro leitor,
É Natal! Já entrámos no espírito e vamo-nos entretendo com as compras e troca de palavras festivas que têm lugar nestes dias. Trata-se de um tempo de reflexão e de família. Reflectimos face ao passado ano e ao ano que se aproxima, ao bom e mau que caracterizaram estes 12 meses de tantos outros. Reflectimos também em família e partilhamos um pouco de nós com os nossos, valorizando o tempo que vivemos em reunião natalícia.
Temos agora um tempo de paz, que nos isola dos horrores e desgraças alheias a que somos sujeitos, e obrigados a assistir todos os dias quando a outros aflige. A Europa, nossa casa, tem sido o palco de infortúnios neste último ano. Tivemos, e temos, uma vaga de imigração de refugiados que fogem de uma morte anunciada e que muitos perderam também a família e a dignidade. Nestes dias, lembramos também os atentados em Paris e pelo mundo, que nos fez mais uma vez relembrar a nossa fragilidade e a imprevisibilidade que acompanha as tragédias. Faltam líderes, faltam valores, falta humildade, falta comunhão e conjugação de esforços.
Não deixa de ser irónico, muitas vezes, que o grande berço das maiores religiões do mundo, é a região com mais violência gratuita, que ostraciza entre outros povos, também o seu. João Paulo II deu os primeiros passos para unir religiões e conseguiu-o em alguns casos. É este o caminho. Não se podem deixar as pegadas de grandes intenções esquecidas no tempo.
A fundação Champalimaud criou há dias um desafio - como será o mundo daqui a 100 anos? Desconhecemos a resposta na mesma medida em que o dia de amanhã é uma incógnita, mas será essencialmente um reflexo do homem, que contra tendência terá de mudar algumas das correntes nefastas que se têm verificado de ano para ano.
Natal é o dia do nascimento de Jesus Cristo. Vamos também nós nascer neste Natal e começar a dar e fazer feliz aqueles que sempre nos rodeiam e a quem devemos muito de nós. Porque é em vida irmão, em vida.

A todos os nossos assinantes, leitores, colaboradores e amigos Votos de um Santo e Feliz Natal para si e para os seus.

Um abraço amigo,