FOGUEIRA DE NATAL EM ABRUNHOSA A VELHA

677
A Abrunhosa-a-Velha é uma freguesia do concelho de Mangualde muito ciosa das suas tradições e por este motivo, os jovens tentam preservar e até mesmo recuperar tradições antigas.
No seguimento deste objetivo, e como tem sido costume e tradição, na noite de 24 de Dezembro realizou-se mais uma fogueira de Natal organizada pelos jovens que foram, no ano de 2015 à inspeção militar, contando ainda com a ajuda de outros jovens que, também, quando lhes coube organizar a fogueira foram ajudados por pessoas com mais experiência na sua preparação, nomeadamente, na realização do “quadrado” que é a base da fogueira.
Os responsáveis pela realização da fogueira de 2015, os chamados mordomos, foram: Leandro Soares, David Morais, David Filipe e Alexandre Oliveira (que não pode estar presente por se encontrar nos Estados Unidos da América).
Para que se realize esta tradição, os jovens, em tom de convívio e diversão começaram um tempo antes a preparar a lenha para trazerem para o largo da igreja (o chamado Adro da Igreja) com a ajuda de tratores.
A fogueira, tendo um fundo pagão serve, no entanto, como forma de convívio e reencontro de pessoas que estando fora da povoação nessa noite voltam à sua terra e à sua família.

Drª. Isaura Amaral