TRILHO DE RICARDINA

No âmbito da atividade ‘Mangualde em Movimento’ concebida pela Câmara Municipal de Mangualde é com muito agrado que a Junta de Freguesia de Espinho acolhe mais uma edição do percurso pedestre designado como “Trilho de Ricardina” fazendo jus às referências literárias da obra de Camilo Castelo Branco um dos escritores marcantes da literatura portuguesa. Um mestre da língua portuguesa Camilo Castelo Branco conta no romance “O Retrato de Ricardina” a história de Bernardo, um jovem humilde, que na infância era pastor e aprendiz de pintor, fica rico com uma herança que recebe. Após formar-se em Coimbra e voltar à sua terra, na freguesia de Espinho, apaixona-se pela bela Ricardina, filha do Abade da região, um homem poderoso, influente e vingativo que recusa que a filha se relacione com alguém das suas origens. Um romance de fuga, vingança e desencontros, numa história de amor que percorre continentes e onde o retrato de Ricardina – um pequeno medalhão que Bernardo pintara com a imagem da amada – serve como ponto fulcral para o desfecho da história.

A Junta de Freguesia de Espinho não pode ficar indiferente à homenagem a essa obra exemplar da literatura clássica portuguesa bem como à oportunidade de dar a conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos da freguesia.

A caminhada constitui a primeira dos percursos pedestres de 2016 que o Município de Mangualde promove e está prevista para o dia 28 de fevereiro em Espinho. O percurso da caminhada será acompanhado pelo Dr. António Tavares, Arqueólogo.

A Caixa Agrícola (Vale do Dão), Associação Cultural e Recreativa de Água-Levada e a Associação Cultural e Recreativa de Espinho e Póvoa de Espinho foram convidadas a associar-se à iniciativa.

O Presidente da Junta da Freguesia de Espinho

António Monteiro