PENALVA DO CASTELO – FESTA DO PASTOR E DO QUEIJO

Feira do queijo (5)

Feira do queijo (10)

Feira/Festa da Pastor e do Queijo celebrou as bodas de prata

A vila de Penalva do Castelo assinalou mais uma edição da Feira/Festa do Pastor e do Queijo. O evento congregou algumas dezenas de produtores de queijo que assim tiveram oportunidade de divulgar, promover e vender um dos produtos de excelência do concelho.

A iniciativa realizou-se durante dois dias, sábado e domingo, e congregou produtores/engarrafadores de Vinho “Dão de Penalva”, a FELBA (Promoção das Frutas e Legumes da Beira Alta) com Maçã Bravo de Esmolfe, uma exposição de artesanato e produtos regionais e locais, além de atividades: culturais, musicais, recreativas e desportivas.

O dia 13 teve início com a atuação do Grupo da Casa do Povo de Esmolfe, seguindo-se um momento de dança e a atuação do Rancho Folclórico de Penalva do Castelo.

A tarde começou com a participação da Associação Rio Côja, seguindo-se as Concertinas do Dão e a presença do artista nacional Augusto Canário e Amigos que animaram os muitos presentes no recinto.

No dia 14 de manhã, subiram a palco a Tuna Realense e o Grupo de Cantares de Pindo. Nos Paços do Concelhos, a Banda Musical e Recreativa recebeu as entidades convidadas a estar presentes nos 25 anos da Feira/ Festa do Pastor e do Queijo, que seguidamente se deslocaram até ao recinto da feira.

Na sessão de abertura, foi sublinhada a singularidade desta Feira/Festa, bem como a importância das atividades da pastorícia e da produção artesanal de queijo no desenvolvimento socioeconómico e cultural do concelho.

O Presidente da Câmara Municipal, Francisco Carvalho apresentou como prioridade a criação de uma queijaria municipal e armazém de produtos agrícolas na Zona Empresarial Sezures - Esmolfe, de forma a proporcionar aos pequenos produtores adequadas condições de laboração do queijo. Apelou à Sr.ª Ministra para agilizar o projeto da recuperação dos Antigos Paços do Concelho. Salientou que …“o mais difícil já está feito, quero apenas os despachos necessários para que a loja do cidadão seja uma realidade em Penalva do Castelo, mantendo todos os serviços públicos num só edifício.” Terminou enfatizando ainda o trabalho empenhado dos pastores e dos produtores de queijo do concelho e todos aqueles que colaboram com estas iniciativas.

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Dr.ª Maria Manuel Leitão Marques expôs algumas das medidas que o governo tem em funcionamento para ajudar os pequenos produtores. Referiu- se a uma das preocupações dos produtores de queijo que está na utilização do cardo no seu fabrico, coagulante vegetal natural, cuja utilização na feira do ano anterior estava em causa devido a diretivas comunitárias. Este ano a Ministra da Presidência referiu que “…tudo leva a crer que, em breve, o cardo seja incluído na lista do regulamento comunitário e vai poder continuar a ser usado pelos queijeiros na produção artesanal, segundo o caderno de especificações de queijo Serra da Estrela” a aprovar muito em breve.

A habitual prova de queijo, oferta da Autarquia, foi um dos momentos altos da feira, onde penalvenses e forasteiros puderam provar/degustar o Queijo, Vinho “Dão de Penalva”, Broa e a Maçã Bravo de Esmolfe em ambiente de salutar convívio.

No domingo, o Município surpreendeu todas as senhoras com a oferta de uma flor, de forma assinalar a efeméride “Dia dos Namorados”.

No edifício dos Antigos Paços do Concelho esteve patente uma Exposição de trabalhos escolares relativos à “XXV Feira / Festa do Pastor e do Queijo”.

Paralelamente à Feira, os Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo realizam, no domingo, um Passeio BTT – Rota do Queijo alusivo ao evento.

Esta Feira/Festa é uma aposta da Câmara Municipal na promoção da economia local e na divulgação do património, cultura, gastronomia, turismo e outras potencialidades do concelho, que ganhou amplitude nacional e internacional, no domingo, com a emissão televisiva, de seis horas, do programa televisivo “Somos Portugal”, da TVI.