CONSULTÓRIO

dr. raul

VARIZES E INSUFICIÊNCIA VENOSA: QUAIS OS RISCOS E AS COMPLICAÇÕES?
A insuficiência venosa está, muitas vezes, associada às varizes! E as varizes não são, apenas, sinónimo de umas pernas feias… a insuficiência venosa é mais complexa que isso e pode dar origem a problemas mais graves.
As varizes: a consequência mais conhecida
A insuficiência venosa caracteriza-se por uma acumulação de sangue nas veias das pernas. As varizes são a consequência mais conhecida.
Qual é a causa?
Em situação normal, o sangue é enviado do coração, através das artérias, para os diferentes órgãos e volta, de novo, ao coração, por via das veias.
Mas como é que o sangue consegue vencer a força da gravidade e não fica estagnado nas pernas, dilatando as veias?
Simplesmente porque as paredes das veias têm válvulas que impedem o retorno do sangue venoso. Por vezes, pode acontecer que este sistema se encontre defeituoso: o sangue reflui, por acção da gravidade, provocando dilatação das veias das pernas e, por consequência, varizes. As queixas podem, contudo, não se reduzir a umas pernas desagradáveis à vista.
Insuficiência venosa: quando os sintomas se agravam…
Os sintomas da insuficiência venosa são: sensação de peso e de fadiga nas pernas ao fim do dia, picadelas e sensação de formigueiro nas pernas, cãibras noturnas, vermelhidão e dor súbita ao nível de uma veia, etc…
Mas, num estado mais avançado, pode surgir edema dos tornozelos e calcanhares que, muitas vezes, desaparece durante a noite. Também podem surgir alterações na pele, porque esta deixa de ser convenientemente irrigada: desde uma coloração sombreada, ao eczema, à úlcera da perna…
Estas feridas, que não curam, não são dolorosas e apresentam um risco elevado de infecção.
Não vale a pena esperar que a doença se agrave – a partir do momento em que as varizes começam a provocar incómodo, o melhor a fazer é consultar o médico.
A insuficiência venosa aumenta, igualmente, o risco de flebite, também chamada Trombose Venosa Profunda (TVP) e que corresponde à formação de um coágulo de sangue dentro de uma veia. Mas, se este coágulo se destaca, pode originar uma embolia pulmonar, a complicação mais grave da flebite.
Embolia pulmonar - é o resultado de uma obstrução dum vaso situado nos pulmões.
Os sintomas desta afecção, potencialmente mortal, não são específicos – dificuldade respiratória, dor torácica, expectoração com sangue, febre, tosse, mal-estar… -. Daí a necessidade de diagnosticar precocemente a flebite e, ainda melhor, tratar de seguida a insuficiência venosa.
Como tratar a insuficiência venosa?
O uso de meias ou de “collants“ de contenção é, geralmente, a primeira etapa do tratamento da insuficiência venosa.
Ao mesmo tempo, pode iniciar-se um tratamento medicamentoso que vai reforçar as paredes das veias e permitir o combate da dor, da sensação de peso, das cãibras, do edema, etc.
Estes tratamentos devem associar-se, sempre a um modo de vida são e activo.
Quando estes tratamentos não são suficientes, pode ser necessário fazer-se um tratamento que vai secar, definitivamente, a veia lesionada (escleroterapia) ou, então, eliminar a variz cirurgicamente.
O tabaco e a pílula (contraceptiva)
As mulheres, que tomam a pílula e são fumadoras, têm um risco acrescido de sofrerem acidentes cardiovasculares. É que a pílula acentua os efeitos nefastos do tabaco sobre o aparelho cardiovascular aumentando o risco de enfarte do miocárdio, de trombose venosa profunda e, consequentemente, de embolia pulmonar.
Mais um motivo para se deixar de fumar!

amaralmarques@gmail.com