Funeral de criança –Casal de Cima

 

No dia 30 de Março deu a TVI uma notícia referente a um funeral duma criança na povoação de Casal de Cima, Mangualde. O mesmo fizeram alguns jornais, não respeitando a verdade e atacando o pároco e a Igreja.

Penso que é conveniente contar o que se passou e desfazer mentiras que foram propaladas:
1 - Apesar das crianças por baptizar não terem direito a funeral religioso e ser necessária autorização do bispo da diocese, o pároco prontificou-se a fazer o funeral. Ficou marcado, de acordo com a família para a igreja paroquial no dia 29 de Março, às 16 h.
2 - Deu autorização para colocarem o cadáver na capela de Casal de Cima .
Ficou combinado com a família receber o menino na igreja e aí fazer a celebração das exéquias prevista para as crianças.
3 - Explicou que as exéquias dos meninos são diferentes das dos adultos.
É habitual que nestes casos a criança seja trazida directamente para a igreja.
A Igreja não costuma celebrar missa pelas crianças pequenas, porque um menino baptizado ao morrer vai para o céu e não precisa que rezem por ele. Se não foi baptizado, a santa Missa também não pode ajudá-la porque não está no Purgatório.
4 - Os tios da criança insistiam que queriam missa e começaram a fazer ameaças.
5 - O pároco esteve à espera na igreja à hora combinada já paramentado e ficou muito surpreendido ao ver que tinham iludido outro sacerdote a fazer-lhes as exéquias na dita capela e acompanhá-la ao cemitério.
6 - Não admira muito que um grupito da referida povoação mais uma vez tenha aproveitado o caso para fazer guerra ao pároco e semear a confusão, servindo-se dos meios de comunicação, já useiros e vezeiros nos ataques à Igreja, que aproveitam pretensos escândalos de sacerdotes.
7 - As redes sociais muitas vezes espalham e deturpam notícias, caindo na má língua e divulgando falsidades.
Por tudo isto penso que é necessário esclarecer a verdade para conhecimento das pessoas de boa fé.

Perdoo a todos os que me tentaram prejudicar,
O pároco