CONSULTÓRIO

dr. raul
CISTITE - alguns conselhos para evitar o seu aparecimento durante o tempo quente!

Agora, que chegaram as promessas de calor, ficam aqui algumas recomendações (12 no total) para evitar as cistites. Fique com as vantagens todas do seu lado para evitar os ardores devidos a uma cistite ou infecção urinária, que acontecem com muitas mulheres.
As 12 recomendações anti-cistite:
Beber diariamente um litro e meio de água. Evitar as bebidas alcoólicas.
Evite usar calças e roupa interior muito apertadas porque favorecem as infecções urinárias. Dê preferência à roupa interior de algodão e não ao material sintético.
Depois de tomar banho numa piscina, no mar ou no rio não fique com o fato de banho molhado. Leve um a mais, para poder vestir de seguida.
A partir do momento em que sente vontade de urinar não se contenha durante muito tempo. Quanto mais frequentemente esvaziar a sua bexiga, menos tempo a urina fica aí estagnada, reduzindo-se o risco de infecção.
Depois de ter tido uma relação sexual é importante ir à casa de banho para urinar.
Os bons hábitos de higiene são um imperativo. Mas convém não exagerar, quer no número de lavagens, quer na sua agressividade: esse exagero pode levar a uma modificação da flora vaginal e fragilizar a mucosa da vagina. Água e um bom sabão são suficientes: convém que o sabão seja neutro, isto é, nem ácido, nem básico. Depois de um dia de praia ou de piscina, convém fazer este tipo de lavagem com sabão.
Lute contra a prisão de ventre: adopte uma alimentação rica em fibras – frutas e legumes à vontade! Praticar uma actividade física regular ajuda igualmente a um bom trânsito intestinal.
Os frutos vermelhos, em particular o mirtilo vermelho, pequenas bagas vermelhas com propriedades anti-sépticas reconhecidas, parece ser eficaz na prevenção das cistites.
Se apesar de tudo a infecção voltar a aparecer:
Ao menor ardor, não fique à espera de ter a certeza que tem uma infecção urinária. Comece logo a beber muita água com regularidade.
Se tem cistites com frequência o melhor é falar com o médico de família para lhe prescrever um antibiótico, se for caso disso.
Hoje é fácil determinar a causa dos ardores urinários através de um teste em tira e que muda de cor em contacto com a urina, se esta estiver infectada.
Se os ardores persistirem por mais de 24 horas e se tiver febre, convém consultar, de imediato, o seu médico de família.

E-mail: amaralmarques@gmail.com